O projeto “Colônia: Memórias e Tradições do Feminino Imigrante” começa dia 23 de agosto, sábado, com um curso formativo para os colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul e público interessado. Das 10h às 12h, no pátio Interno do Museu Municipal, será realizada uma videoaula com a Dra. Anna Canez, da UFRGS, sobre temas relacionados ao patrimônio e memória. Já o tópico acessibilidade é por conta da Dra. Milena Eich. Esta é a primeira de uma série de atividades da proposta concebida pela arquiteta Carolina Lisot em parceria com a artista visual e bailarina Cris tina Lisot.
A partir de seus campos de criação, as irmãs também farão uma ocupação artística na Casa de Pedra, em Caxias do Sul, com a instalação “Colônia”, que transita por essa temática e tem abertura dia 4, das 18h às 21h. Em diferentes contextos e editais, as propostas foram contempladas pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura da Sedac-RS e também em edital da PNAB de Caxias do Sul.
As atividades seguem dia 02 de setembro, quando 33 alunos da Escola Estadual Especial de Ensino Médio Hellen Keller farão uma excursão de um dia inteiro ao roteiro Patrimônio Histórico do RS Caminhos de Pedra e, ao final, vão plantar 33 mudas de araucária no espaço Jardim Jardim.
Os estudantes vão conhecer o espaço localizado na área rural dos Caminhos de Pedra, que se dedica às artes integradas. Neste lugar, plantarão araucárias, árvore que é símbolo da Serra Gaúcha, numa proposta de consciência sobre preserva&cced il;ão e também de revitalização ecológica do lugar. A ideia é reforçar ações de acessibilidade com o objetivo de fortalecer a consciência cultural, educacional e ambiental da comunidade, promovendo também o patrimônio material e imaterial da região.
Durante o mês de setembro o Museu Ambiência Casa de Pedra de Caxias do Sul, recebe a instalação “Colônia”, de Cristina Lisot, cuja proposta também inclui uma intervenção artística e visual no espaço com a realização de vídeoprojeção nas empenas da construção histórica caxiense da videoarte “Calda Bordalesa”. A obra explora questões do feminino entre os imigrantes italianos do Rio Grande do Sul, destacando seu papel na família e no trabalho.
Através da atuação da proponente Carolina Lisot, que é mestranda em Museologia e Patrimônio, aliada à proposta expositiva da artista visual Cristina Lisot, a “provocação” é atualizar o olhar aos Museus-Casa, destacar a edificação peninsular na Cidade de Caxias do Sul, além de abordar o tema do feminino na construção da identidade dos gaúchos da região serrana, com ações de formação e deslocamento na paisagem urbana e cultural caxiense.
No interior da Casa de Pedra, será exposta a escultura “Vestido Figueira”, além de serem instalados monitores internos que reproduzirão a videoarte projetada na parte externa do espaço, propondo uma imersão entre visualidades e tecnologias num espaço patrimonial e de memória da cidade. O espaço também vai instigar a sensorialidade do público com um perfume de figo que envolverá o ambiente, tendo ainda a possibilidade das pessoas lavarem as mãos e secá-las em toalhas de enxovais de época.
Além destas atividades, o projeto vai promover visitas guiadas de estudante durante o período expositivo. Também serão realizadas formações buscando, através dessa diversidade de ações, explorar e valorizar a memória cultural e a salvaguardar referências culturais das tradições femininas dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. A perspectiva também é promover uma abordagem contemporânea através da arte, apostando no Museu Ambiência Casa da Pedra como um potente local para aliar a instituição museológica a ações expositivas, com educação, inclusão e preserva&c cedil;ão do patrimônio natural e histórico.
Ações Projeto “Colônia: Memórias e Tradições do Feminino Imigrante”
1 – Dia 23 de agosto, das 10 às 12hs, no pátio Interno do Museu Municipal de Caxias do Sul (Rua Visconde de Pelotas, 586 – Centro, Caxias do Sul): capacitações para colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura, aberta ao publico. Vídeo aula com Dra. Anna Canez, mediada pela mestranda Carolina Lisot (UFRGS). Assuntos: Memória e Patrimônio. O tema acessibilidade será abordado pela Dra. Milena Eich.
2 – Dia 02 de setembro, manhã e tarde: excursão aoRoteiro Caminhos de Pedra, que é Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul desde 2009 com alunos da Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller.
3 – Dia 04 de setembro, das 18h às 21h: vernissage da exposição “Colônia” no Museu Ambiência Casa de Pedra. Visitas dea 28 de setembro, das 10h às 16h.
5 – Visitas de escolas dos Bairros Desvio Rizzo, Planalto, Santa Catarina e Santa Fé à exposição Colônia. Datas a confirmar.