Cultura

Cia de Teatro Garagem encerra circulação do espetáculo “Oh de Casa” em Muçum

Foto: Oh De Casa/Crédito Leandro Foscarini
Foto: Oh De Casa/Crédito Leandro Foscarini

Na próxima quinta-feira, dia 14 de agosto, a Cia Garagem de Teatro e a Benov Produções levam o espetáculo “Oh de Casa – Contos Tropeiros” à cidade de Muçum. Serão duas apresentações em escolas locais: pela manhã na Escola Jardim Cidade Baixa e à tarde na Escola Castelo Branco. As duas apresentações encerram a circulação do projeto contemplado pelo Edital Sedac 29/2024, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura. Antes de Muçum, a peça também foi apresentada nas cidades de Santa Tereza, Arroio do Meio, Estrela e Lajeado. A proposta é proporcionar momentos de arte e cultura para as cidad es atingidas pela catástrofe climática de 2024.

 “Oh de Casa – Contos Tropeiros” é um resgate de historias tropeiras e aposta também na manutenção da cultura do tropeiro. Na conversa, nos costumes, na música, na dança e na vivência diária, a trupe encena histórias verídicas e livremente adaptadas para o teatro sobre as andanças dos tropeiros pelo Sul e outros cantos do Brasil e também na América Latina. O espetáculo mostra que, de norte a sul, de leste a oeste, de nome tropeiro, mueiro, vaqueiro ou algum derivado, levando gado, porco, mula, burro ou cavalos, os tropeiros contribuíram para o fomento e o dinamismo da economia e do desenvolvimento  do pa&ia cute;s.

A montagem tem os atores e músicos Edu Seggabi, Janio Nunes e Luãna Marasca, que se revezam entre cenas e instrumentos musicais com violão, sanfona de oito baixos e percussão para proporcionar momentos de diversão e encantamento. O espetáculo foi concebido por Janio Nunes, tem direção de Rafa Schizzi e direção musical de Cibele Tedesco. A seleção musical contempla verdadeiros clássicos da música brasileira desse universo tropeiro como “Oh de Casa”, “Amanheceu, Peguei a Viola” e “Tocando em Frente”, dentre outras.