A banda Skaçulinhas, formada em 2021 por músicos de Carlos Barbosa e Garibaldi, prepara o lançamento de seu primeiro registro oficial. O EP “Os Caçulinhas d’Outrora” conta com quatro canções autorais, que traduzem a identidade sonora do grupo, com influências marcantes de ska, reggae, ritmos latinos e rock’n’roll. The Clash, Ramones, The Specials, Bob Marley e Os Paralamas do Sucesso estão entre as influências.
O EP será apresentado em primeira mão no dia 2 de agosto, a partir das 19h, em um evento especial para convidados no Ecoa Espaço Coletivo das Artes, em Garibaldi, com pocket show e bate-papo com o público. O show de lançamento contará com participações especiais de ex-integrantes e amigos que já dividiram o palco com a banda formada por nove membros: Christian Pelika na voz, guitarra base, trombone e percussão; Ede Demari, no saxofone; Dener Sauthier Audibert e Érica Sauthier Audibert nos vocais; Renan Cipriani na guitarra; Keler Da Costa no trompete; Rafael Cereja na bateria, percussões e backing vocals; Marcio Sabei nos teclados e backing vocals; e Váma Corrêa (Sassá) no contrabaixo.
Com gravações realizadas por meio de uma parceria entre a Plus Produções e o estúdio Kaban Music Records, com Rogério Basso como engenheiro de gravação e mixado por Jhonny Rigoni no Kids Playground, o EP é fruto de dois anos de composições e experimentações coletivas. O processo de registro do trabalho começou há cerca de dois anos, com o início do desenvolvimento das músicas.
“Como banda, sempre tivemos o desejo de que a gravação transmitisse a sensação de uma apresentação ao vivo, com a energia real de uma banda tocando junta. Apesar de não ser possível gravar todas as faixas simultaneamente, devido ao número de músicos envolvidos, buscamos manter a presença e participação de todos ao longo das sessões. Enquanto alguns registravam suas partes, outros acompanhavam o processo, criando um clima coletivo e colaborativo, inclusive com momentos de confraternização”, conta o baixista Sassá.
As gravações se estenderam por cerca de um mês e resultaram em um trabalho que valoriza a autenticidade e a vivência musical do grupo. A primeira música de trabalho dos Skaçulinhas, “Maria”, já está disponível nas principais plataformas de streaming. A canção tem lugar especial no coração da banda por ser a primeira composição e, também, uma homenagem à filha do guitarrista Renan.
“É uma emoção enorme dar esse passo. Carregamos muito amor nesse projeto, e agora poder dividir esse som com mais gente, em forma de EP, é como colocar um sonho no mundo. É só o começo”, afirma Sassá.
O EP “Os Caçulinhas d’Outrora” é um projeto apoiado pela Fundação de Cultura e Arte de Carlos Barbosa – Proarte, com recursos da política nacional Aldir Blanc (Lei nº 14.399/2022). Para saber mais sobre a banda, confira o perfil dos Skaçulinhas no Instagram.