O projeto Sussurros da Floresta está com inscrições abertas para a realização de dez oficinas de Projeção Mapeada e linguagens afins, que serão realizadas entre setembro e outubro, na Sala LAB Mais do SESC de Caxias do Sul. Gratuitas e destinadas a estudantes de escolas públicas caxienses do ensino médio, as atividades antecipam a realização do espetáculo Sussurros da Floresta, que será apresentado em outubro, no Moinho da Cascata. A proposta é realizada com recursos da Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo.
As atividades vão iniciar os estudantes na técnica de Projeção Mapeada, incluindo oficinas de Criatividade, Roteiro, Desenhos no Papel, Vetorização de Desenhos, Animação Básica e Edição de Vídeos, Trilha e Efeitos Sonoros, Introdução às Ferramentas e Softwares de Projeção Mapeada e Aplicação Prática em Maquetes. O tema que perpassa as atividades é o Meio Ambiente e, no final das oficinas, será criada uma projeção mapeada de será apresentada nos dias de encenação do espetáculo. As oficinas acontecerão dias 27 de setembro e 04 e 11 de outubro.
As atividades buscam oferecer um conjunto de informações e uma introdução lúdica e prática da projeção mapeada, permitindo que os estudantes explorem sua criatividade enquanto aprendem uma nova técnica artística, culminando em um projeto coletivo que integra os esforços de todos. Serão oferecidas 30 vagas e certificado de conclusão ao término do curso para os participantes que frequentarem 80% das oficinas.
Sussurros da Floresta será um espetáculo de dança com projeção mapeada e arte imersiva para promover um momento de reconexão do público com os elementos e as forças da natureza. O projeto da artista visual Paulinha Suzuki vai reunir um grupo de bailarinos caxienses, que trabalharão sob direção coreográfica da bailarina Vanessa Carraro. A concepção artística e projeção mapeada de Paulinha colocará os cinco intérpretes em interação com imagens de fl orestas, árvores e animais. O roteiro é da escritora Adriana Antunes. As apresentações serão nos dias 18 e 19 de outubro, no Moinho da Cascata.
Inspirada na árvore Sumaúma, a árvore sagrada da Amazônia, a logo do projeto Sussurros da Floresta foi desenhada à mão, trazendo suas raízes expansivas que conectam céu e terra, representando a força, a comunicação e o equilíbrio da natureza.
As inscrições para as oficinas podem ser feitas pelo link do perfil @sussurros_da_floresta do Instagram.