Geral

Livro sobre a Fenavinho tem sessão de autógrafos em Bento Gonçalves

Foto: Jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello/Crédito Merlo Forografia
Foto: Jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello/Crédito Merlo Forografia

Depois do sucesso do lançamento do livro “Fenavinho – Mais do que uma festa”, ocorrido durante a 20 edição da Festa Nacional do Vinho, os autores da obra promovem sessão extra de autógrafos nesta quinta-feira, dia 3 de julho. Os jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello recebem o público em frente à livraria Paparazzi, no Shopping L’América, a partir das 19h30min.

Ao longo de duas horas, eles aproveitam o momento de confraternização para compartilharem, informalmente, algumas impressões do trabalho de pesquisa que desempenharam durante dois anos e meio até a publicação do livro, em junho deste ano.

O resultado é um livro de luxo, com capa dura e 368 páginas narrando bastidores, histórias e alguns episódios pouco conhecidos da festa que transformou Bento Gonçalves na capital brasileira do vinho e impulsionou seu desenvolvimento econômico. A partir dela, a cidade ganhou uma estrada, a São Vendelino, surgida após a visita à festa do então presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, que autorizou a obra. A cidade também ganhou um parque expositivo, abrindo espaço para o surgimento de novas feiras mostrarem o potencial de Bento Gonçalves ao Brasil.

“Fenavinho – Mais do que uma festa”, assim, é um documento histórico que reúne, num único volume, todo legado deixado pela Fenavinho. A publicação apresenta uma narrativa linear, contando como ocorreram as 19 festas realizadas entre os anos de 1967 e 2024. Antes disso, porém, os autores mostram aos leitores outros eventos temáticos tendo a cultura da uva e do vinho ocorridos em Bento Gonçalves como mote, ajudando a dar forma ao que viria a ser a Fenavinho.

A estrutura narrativa está separada em cinco blocos. O primeiro é dedicado às cinco primeiras edições, realizadas nos anos de1967, 1971, 1975, 1980 e 1985, e marcadas pelo antológico atrativo do vinho encanado, que distribuía vinho gratuito ao público e um dos grandes responsáveis pela fama nacional da festa. Depois, Mazzotti e Giacomello abrem espaço para as festas anuais ocorridas entre 1990 e 1994. No terceiro bloco está a Fenavinho do ano 2000, a primeira ocorrida com a parceria da ExpoBento – algo que se repete desde 2019, quando o Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG) assumiu a gestão da Fenavinho. Na sequência, estão as festas bienais entre 2005 e 2011 e, por último, as ocorridas novamente de modo anual, de 2019 a 2024, com exceção dos anos pandêmicos (2020 e 2021).

Com mais de 500 fotos, muitas delas pouco conhecidas, o livro também traz um conteúdo digital, com cerca de 60 QRcodes com vídeos e áudios a respeito da festa, oferecendo acessibilidade de conteúdo a deficientes visuais ou a pessoas com baixa visão. “Fenavinho – Mais do que uma festa” contou com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal (Lei Rouanet) e está sendo comercializado a R$ 130,00 nas livrarias APP, Aquarela, Dom Quixote e Paparazzi. A obra também pode ser adquirida pelo site www.fabifoto.com.br e com os autores.

Serviço
O quê: sessão de autógrafos do livro “Fenavinho – Mais do que uma festa”, dos jornalistas Fabiano Mazzotti e Itacyr Giacomello
Quando: dia 3 de julho, das 17h30min às 19h30min
Onde: em frente à livraria Paparazzi, no Shopping L’América (Rua 13 de Maio, 877), em Bento Gonçalves.