Setembro será um mês inesquecível em Gramado. De 6 a 21 de setembro de 2025, a 28ª Feira do Livro de Gramado ocupará a charmosa Praça Major Nicoletti, ao lado da Rua Coberta. Este ano, o evento literário se fortalece ainda mais ao acontecer em paralelo com o Festival Gaúchos, que movimentará a cidade de 5 a 28 de setembro, promovendo uma verdadeira imersão na cultura tradicional do Rio Grande do Sul.
A Secretaria da Cultura de Gramado promove essa edição em parceria com o Instituto RS Nasce, celebrando o sucesso da união entre os dois eventos em sua primeira edição. Agora, em 2025, a proposta se renova com ainda mais vigor e abrangência, com o objetivo de entregar experiências culturais ricas e significativas para toda a comunidade gramadense e os visitantes. Com o tema “as raízes da nossa tradição”, a feira homenageia a identidade do povo gaúcho por meio da literatura, da oralidade e da valorização da memória.
A escolha do patrono da 28ª edição, o escritor e historiador Sebastião Fonseca de Oliveira, é um tributo àqueles que mantêm viva a história de Gramado. Profundo conhecedor e vivenciador da cultura local, Sebastião representa a conexão entre o passado e o presente que este evento busca celebrar. A integração entre a Feira do Livro e o Festival Gaúchos resultará em uma programação abrangente e vibrante, com livros, autores, oficinas, saraus, música tradicional, danças típicas, exposições e atividades descentralizadas nos bairros por meio do Território Criativo – Vila Joaquina.
Toda essa movimentação garante não apenas o acesso facilitado à cultura, mas também o envolvimento direto da comunidade na construção de um evento verdadeiramente coletivo. De acordo com o secretário Jonas da Silva, “essa união representa a força da cultura como elo entre tradição e futuro. Com coordenação geral da servidora Margarete Anschau, a Feira do Livro visa aproximar a literatura das demais expressões artísticas e das vivências populares, criando um espaço onde o povo se reconhece e se valoriza”.