Gravações realizadas no domingo, dia 18 de maio, na sede do grupo de teatro Miseri Coloni, em Caxias do Sul, se incluem ao material que vem sendo registrado pelo projeto do documentário “Dançatória – 50 Anos de Dança em Caxias do Sul”. A proposta está coletando depoimentos e imagens que contemplam um percurso de cinco décadas das diferentes linguagens de dança realizadas na cidade. Concebido pelo bailarino, historiador e diretor Uelinton Canedo, com produção e também direção da atriz, diretora de cinema e teatro Jacqueline Aires, a proposta é executada com recursos da Lei Aldir Blanc.
No domingo, além dos depoimentos de diferentes coreógrafos, bailarinos e pesquisadores, a produção também contou com a participação de um grupo de Dança Afro e do grupo Cirandeiras, dedicado às danças populares.
Nesta nova etapa das gravações foram ouvidos Vanessa Carraro, Rúdi Bortolotto, Renata Dalla Rosa, Sigrid Nora, Magda Carpeggiani e Gislaine Sacchet falando sobre danças populares, dança de salão, dança do ventre, dança contemporânea, dança na universidade e jazz, respectivamente. Cada um descreveu os desafios e os modos de produção em suas diferentes frentes de atuação na dança caxiense. Além dos depoimentos, também foram realizadas gravações com o grupo de Dança Afro e Cirandeiras, que demonstraram sua versatilidade na linguagem coreográfica que desenvolvem.
Ainda neste mês de maio, o projeto prevê ainda gravações na zona rural de Caxias. Também será produzido um videoclipe de abertura que terá como cenário a Praça Dança e Igreja Matriz Santa Teresa, o Parque dos Macaquinhos, o Ordovás, além de diversos outros pontos da cidade. Para este clipe, serão criadas coreografias com cinco bailarinos, que representarão essa diversidade corporal e artística da cidade: um bailarino das danças urbanas, outro de CTG, da dança de salão, de Corpos Diversos e uma mulher trans do balé, todos pelo viés da linguagem contemporânea da dança. Devem participar desse vi deoclipe os bailarinos Roberta Spader, Juliano Vieira, Márcia Teixeira, Cristiano Bacichetto e Maria Lilith.
Com previsão de lançamento em setembro, durante o Caxias em Cena, “Dançatória” é a junção das palavras “dança” e “história”, entendendo que a dança também é parte da história de Caxias do Sul. Assim, busca-se registrar as memórias e histórias de quem fez e de quem faz dança, inseridos também nas as origens da cidade. Um primeiro documentário nos mesmos moldes foi realizado no ano passado, na cidade de São Marcos, com lançamento em agosto de 2024 e feito com recursos da Lei Paulo Gustavo, dirigido também por Jacqueline Aires e Uelinton Canedo.
Das dezenas possibilidades de formatos, a direção optou por entrevistar um representante de cada gênero de dança para falar sobre os primórdios na cidade, relembrar pessoas, lugares e feitos da dança. Também serão gravados todos os bailarinos que quiserem participar do documentário, com essas imagens sendo inseridas na produção. Além dos depoimentos coletados no fim de semana que passou, o “Dançatória – 50 Anos de Dança em Caxias do Sul” já ouviu os bailarinos Carla Vanez, Juliano Vieira Dias, Gê Break, Márcia Teixeira, Uyara Camargo, Karime Domit, Paula Giusto, Roberta Spader, Sandra Trintinaglia e Lisa Susin.