Cultura

Fundador do Museu do Hip Hop, Rafa Rafuagi, recebe Ordem do Mérito Cultural

Foto: Rafa Rafuagi/ DivulgaçãoMCHHRS
Foto: Rafa Rafuagi/ DivulgaçãoMCHHRS

Rafa Rafuagi, fundador e coordenador do primeiro Museu de Hip Hop da América Latina, localizado em Porto Alegre, recebeu a Ordem do Mérito Cultural do governo federal em reconhecimento ao ineditismo do Museu da Cultura Hip Hop RS e por toda sua trajetória frente ao movimento no estado do Rio Grande do Sul. Rafuagi foi homenageado com a honraria, em uma cerimônia no Palácio, no Rio de Janeiro. 

Os homenageados receberam a Ordem do Mérito Cultural durante a cerimônia que contou com a presença do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da Ministra da Cultura Margareth Menezes. Rafa Rafuagi e Bagre Fagundes são os únicos gaúchos entre os nomes agraciados.

Rafa Rafuagi é rapper com 23 anos de trajetória, detentor de 41 prêmios, escritor e patrono da Feira do Livro de Gravataí. Está à frente de projetos, coletivos e equipamentos culturais de enorme relevância nacional como Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, Museu da Cultura Hip Hop RS, Partiu Aula na Justiça e Construção Nacional da Cultura Hip Hop. Rafuagi ainda atua como consultor de políticas públicas para órgãos internacionais. 

Foto: Divulgação

Como visitar o Museu da Cultura Hip Hop RS?

Localizado na Rua Parque dos Nativos 545, Vila Ipiranga, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Museu fica aberto para visitação de terça-feira à sábado, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Neste período, é possível optar por visitas agendadas ou livres. 

As visitas agendadas acontecem duas vezes ao dia, às 9h e às 14h, sendo destinadas a grupos de até 50 pessoas. Para marcar uma visita basta acessar o formulário de agendamento – clique aqui. Toda visita agendada é guiada por mediadores que conduzem o grupo com explicações sobre as mostras em cartaz.

As visitas livres são abertas ao público, não sendo obrigatório agendamento. Nesta modalidade, caso o interessado deseje ser guiado pelos mediadores, basta chegar ao Museu no horário em que se iniciam as visitas agendadas para participar junto ao grupo do dia. Mais informações sobre programação através das redes oficiais do Museu da Cultura Hip Hop RS.

Sobre o Museu da Cultura Hip Hop RS

Inaugurado no ano do cinquentenário do hip hop no mundo, o Museu da Cultura Hip Hop RS é o primeiro na América Latina dedicado ao movimento. Com um espaço de quatro mil metros quadrados, o Museu é uma iniciativa coletiva da Associação da Cultura Hip Hop de Esteio, e objetiva o fortalecimento de outros estados brasileiros para criação de museus, organizando uma rede capaz de construir o Museu Brasileiro da Cultura Hip Hop nos próximos cinco anos.

O complexo reúne cerca de seis mil itens de acervo físico e digital sobre a história do hip hop gaúcho. Inspirado no The Universal Hip Hop Museum nos Estados Unidos, conta com salas expositivas, atelier de oficinas, café, loja, estufa agroecológica, biblioteca, estúdio musical, multipalco e a Quadra Petrobras. O Museu da Cultura Hip Hop do RS tem financiamento da Lei Rouanet, patrocínio master da Petrobras e patrocínio do Instituto Neoenergia. Realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.