Tecnologia

Festival de ciência e tecnologia "Pint of Science" inicia em Caxias do Sul

Foto: Reprodução site Pint of Science/Divulgação
Foto: Reprodução site Pint of Science/Divulgação

O Pinto of Science é considerado o maior evento de divulgação de ciência e tecnologia no mundo. O festival tem o objetivo de aproximar a ciência da população de forma descontraída e acessível estabelecendo um diálogo aberto e informal entre os especialistas de uma área com um publico, proporcionando uma experiência única e divertida. O evento se resume na realização de palestras em locais não acadêmicos e de acesso livre ao público, como bares e restautantes. A ideia é contribuir para a popularização do conhecimento científico.

A segunda edição do Pint of Science em Caxias do Sul inicia nesta segunda-feira, dia 19 de maio e segue até quarta-feira, dia 21 de maio em dois bares da cidade. O evento que é considerado o maior festival de divulgação científica do mundo, vai acontecer nos mesmos dias em 27 países e em 169 cidades do Brasil.

Em Caxias do Sul, o evento vai trazer temas importantes e atuais, com a participação
de pesquisadores com destacada atividade científica que vão abordar os temas de forma acessível e descontraída. É uma conversa leve sobre assuntos importantes, mas que cabem perfeitamente em um happy hour.

Na segunda edição, o Pint of Science traz uma programação de peso à Caxias do Sul, com temas atuais e provocativos como que vão desde a reprogramação celular envolvendo a polêmica deextinção dos lobos terríveis, passando sobre como pensar as cidades do futuro aos impactos da síndrome de Burnout.

Este ano, alunos da Universidade de Caxias do Sul poderão validar a sua participação como atividade complementar com carga horária de 1 h, por dia de apresentação. O evento é gratuito e este ano, os primeiros 30 participantes que solicitarem um chope para degustar e acompanhar o conversa com os pesquisadores, receberá um copo personalizado da Edição 2025 do Pint of Science Caxias do Sul.

Breve histórico do Pint of Science

Em 2012, Michael Motskin e Praveen Paul, na época pesquisadores do Imperial College London, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores, trazendo aos laboratórios pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla para mostrar o tipo de pesquisa que estavam realizando. A experiência foi
tão inspiradora que os dois cientistas pensaram: por que os pesquisadores não podem sair
de seus laboratórios para encontrar as pessoas? Foi assim que nasceu o Pint of Science,
com a primeira edição acontecendo, na Inglaterra, em maio de 2013.

No Brasil, a história começa em 2015, quando o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou a iniciativa, pela primeira vez, em
uma cidade da América do Sul. De lá para cá, o festival foi ampliando seu impacto e expandindo-se pelo país.

A primeira edição do festival em Caxias do Sul foi realizada em outubro de 2024 com a parceria do bar Imaculada Brew Pub. O evento estava programa para maio, que é o mês que tradicionalmente ocorre o Pint of Science em todas as cidades. Mas em decorrência do impacto das enchentes, foi transferido para outubro.

Confira a programação do Pinto of Science 2025 no link: https://pintofscience.com.br/events/caxias-do-sul