Os patrimônios culturais, históricos e naturais de Bento Gonçalves vão ganhar voz pelas mãos de quem vive a cidade todos os dias: os estudantes da rede municipal de ensino. Eles são os autores do livro “Bento Gonçalves – A cidade da gente”, publicação que está sendo desenvolvida de forma coletiva e educativa, com lançamento previsto para os próximos meses.
A obra será fruto de pesquisas e produções de texto feitas por alunos de quatro escolas: EMEF Profª Maria Borges Frota, EMEF Lóris Pasquali Reali, EMEF Princesa Isabel e EMEF Alfredo Aveline. A iniciativa é orientada por professores, acompanhada pela equipe do projeto e conta ainda com a colaboração de um escritor e uma ilustradora profissionais, que darão forma final ao conteúdo.
O livro trará capítulos dedicados a dez patrimônios materiais, imateriais e ambientais de Bento Gonçalves, incluindo o Vale dos Vinhedos, os Caminhos de Pedra, a Fenavinho e o distrito de Faria Lemos. A proposta é apresentar esses espaços e manifestações culturais a partir do olhar e da vivência das crianças, fortalecendo o vínculo delas com a cidade.
O projeto é uma realização da Editora Olhares em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e tem patrocínio do Instituto Aegea/Corsan, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ao todo, serão distribuídos gratuitamente 2.600 exemplares da obra nas escolas da rede pública de Bento Gonçalves, acompanhados de formação para os professores sobre como aplicar o conteúdo em sala de aula.
Nesta quinta-feira (15) e sexta-feira (16), a coordenadora pedagógica da coleção, Giselle Germano, estará na cidade para promover atividades com os alunos e professores envolvidos. O objetivo é reforçar o processo colaborativo da produção.
Projeto reconhecido nacionalmente
“Bento Gonçalves – A cidade da gente” integra a coleção A cidade da gente, que completa uma década de existência em 2025. Ao longo dos anos, já foram publicados livros sobre 37 municípios brasileiros, em estados como São Paulo, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Goiás e Rio Grande do Sul. A proposta é sempre a mesma: resgatar e valorizar a memória das cidades a partir do ponto de vista de seus moradores mais jovens.
Vencedor do Prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro, o projeto já passou por municípios como Guaíba (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Congonhas (MG) e Piracicaba (SP). A cada nova edição, o livro se torna uma ferramenta de aprendizagem acessível e uma referência local sobre patrimônio e identidade cultural.
Educação e pertencimento
Cada turma participante do projeto escolhe um tema relacionado ao patrimônio da cidade, pesquisa sobre ele e escreve textos que vão compor o livro. Esse processo aproxima os alunos de sua própria história e estimula habilidades como leitura crítica, escrita autoral e senso de pertencimento — princípios alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Essa parceria investe em uma via de mão dupla, com a pesquisa, a leitura e a escrita ajudando as crianças a valorizarem seus locais de origem e, ao mesmo tempo, aproveitando esse vínculo geográfico para estimular o aprendizado”, afirma Giselle Germano, coordenadora pedagógica da iniciativa.