Vinhos nacionais tiveram presença marcante entre os vencedores, sendo que um deles foi eleito Best of Brasil
O Brasil esteve representado no 26º VinAgora International Wine Competition, realizado entre os dias 11 e 13 de abril, em Budapeste, na Hungria. A edição de 2025 reuniu 931 amostras de vinhos, sendo 737 da Hungria e 224 de outros 15 países. Sete vinhos nacionais foram premiados com destaque para o Troppo Maturo Zanotto 2020, da Vinícola Campestre, eleito Best of Brasil.
O rigor técnico do concurso, que integra a rede de concursos da VINOFED e é apoiado pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), garantiu credibilidade à avaliação, concedendo medalhas aos 30% melhores classificados, conforme o regulamento. O VinAgora distribuiu 83 medalhas de prata, 187 de ouro, 15 de grande ouro e 7 prêmios de campeão.
O enólogo Valter Joel Ferrari, diretor da Associação Brasileira de Enologia (ABE), participou do júri internacional, formado por especialistas de 13 países, reforçando a presença e reconhecimento da enologia brasileira no cenário mundial.
“O VinAgora é um dos concursos mais tradicionais da Europa e apresentou uma organização impecável. A exigência aumenta a cada ano, o que valoriza ainda mais os vinhos premiados. Estar presente em eventos como esse fortalece nossa atuação internacional e nos permite trocar experiências com profissionais do mundo todo”, destacou Joel Ferrari.
VINHOS BRASILEIROS PREMIADOS
Best of Brasil
Troppo Maturo Zanotto 2020, da Vinícola Campestre
Medalha de ouro
Troppo Maturo Zanotto, 2020 – Vinícola Campestre (Best of Brasil)
Aurora Conde de Foucauld Cabernet Sauvignon 2021 – Cooperativa Vinícola Aurora
Jolimont Cabernet Sauvignon Tradicional 2022 – Vitivinícola Jolimont
Jolimont Intendente 2015 – Vitivinícola Jolimont
Jolimont Merlot Tradicional 2020 – Vitivinícola Jolimont
Zanotto Tannat Gran Reserva 2020 – Vinícola Campestre
Zanotto Troppo Maturo 2020 – Vinícola Campestre