O personagem principal do curta “Rotina”, da caxiense Elís Bittencourt, retrata um homem que é bastante comum e está sempre por perto. Thomas é aquele cara que parece um parceiro legal e um pai presente, mas não é nada disso. Na verdade, ele é um assediador.
“Por meio do Thomas, um homem branco, de 40 anos, professor universitário, ilustrador home office, separado e pai, o filme busca sensibilizar o público sobre os diferentes tipos de assédio que podem permear o cotidiano das mulheres”, explica Elís, roteirista e diretora do curta. O projeto é financiado pelos recursos da Política Nacional Lei Aldir Blanc (PNAB), através da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul – Edital 230/2024, e está na fase de edição.
A rotina de um assediador é a linha central que provoca a reflexão sobre o quanto a sociedade naturaliza o assédio, mantendo homens como Thomas em posições de privilégio e sem punir as suas condutas. Entre elas, no filme, está as ações que Thomas toma na sua paternidade, como utilizar fotos da sua filha para promover a sua imagem nas redes sociais, enquanto, na verdade, é um pai ausente; e os vários assédios que comete com as mulheres ao seu redor, incluindo alunas, chefes do trabalho e a empregada doméstica.
“Esse tema é relevante porque ele se repete. É muito comum em rodas de amigas, conversas
entre mulheres, nós percebermos que um professor na universidade é assediador, ou um chefe, um colega de trabalho. Esse é um tema que faz parte da vida das mulheres, até mesmo as pessoas que flertam conosco podem ser assediadoras, terem esse quê doentio”, complementa a roteirista.
“Rotina” é o segundo filme de Elís que transita no universo feminino. Em 2024, ela produziu o curta “Gafanhoto”, que tratou da maternidade na juventude e integra a trajetória de nove anos no mercado audiovisual. No início, ela atuava em pós-produção e, há três anos, escreve e dirige projetos contemplados com leis de incentivo. Um dos mais recentes é a minissérie “Entre Rios – História das avós”, ao lado da produtora cultural Franciele Oliveira. ‘Rotina’ é a sua segunda ficção.
A história de Thomas tem previsão de lançamento para outubro, com três exibições gratuitas em Caxias do Sul. Todas terão bate-papo sobre o tema e uma delas será organizada com transporte e mediação com acessibilidade e anticapacitismo.
FICHA TÉCNICA
Roteiro e Direção: Elís Bittencourt
Assistente de Direção: Shaiane Giusti
Direção de Fotografia: Gabriela Demore
Assistente de Fotografia: Emily dos Santos
Direção de Produção: Carolina Becker
Assistente de Produção: Gabriela Serip
Direção de Arte: Gabriel Fonseca
Assistente de Arte: Mikaella Amaral
Maquiagem: Gabriela Quevedo
Preparação de Elenco: Zica Stockmans
Som Direto: Everton Severo
Edição: Gean Merib
Trilha e Desenho de Som: Carlos Balbinot
Assessoria de Imprensa: Paula Valduga
Design Gráfico: João Vargas
Planejamento de Marketing: Clara Stedile Zanandrea
LIBRAS: Move Língua de Sinais
Audiodescrição e Legendas Descritivas: Milena Eich
ELENCO
André Hubler como Thomás
Ketlyn Ludvich como Talita
Valentina Binotti como Greta
Larissa Malgor como Jasmine
Elaine Negrão como mãe da Talita
Jéssica Bado como Kimberly
Valquíria Santos como Liana