Menos de um mês após o encerramento da 4ª edição do Caxias Soul Duetos, a equipe da Volume Um Produtora já trabalha na organização do inédito Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha. Previsto para os meses de agosto, setembro e outubro, o projeto percorrerá cinco cidades da região: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Veranópolis e Vila Flores. A programação, ainda em fase de pré-produção, reunirá shows com músicos locais, workshops e oficinas artísticas, painéis para debate de ideias, exposições, exibições de documentários, peças de teatro e feiras criativas.
“O Caxias Soul Duetos cumpriu seus objetivos desde nossa primeira edição, em 2014. Agora, ele vira Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha, para levar um pouco da vivência local para novos palcos. O line-up será composto por mulheres, em sua maioria. Em todos os painéis, teremos participação de mulheres que são destaque no mercado cultural, a curadoria da exposição fica a cargo de Liliane Giordano, a produção do projeto é assinada por mulheres, e artistas mulheres vão ocupar os palcos”, antecipa Jorge de Jesus, o DJ Mono, idealizador do Soul Duetos.
O Soul Duetos – Circuito Arte e Música – Serra Gaúcha será viabilizado com recursos do Edital Sedac nº 32/2024 – PNAB RS – Música, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.
Balanço da 4ª edição
Os números e a ampliação de linguagens da 4ª edição do Caxias Soul Duetos – Circuito de Arte e Música demonstram a consolidação do projeto no cenário artístico da Serra Gaúcha. Além de oito shows gratuitos, realizados em novembro de 2024, na Praça Dante Alighieri, a programação contemplou oficinas, workshops e exposição.
O público pôde conferir, gratuitamente, masterclass de contrabaixo, workshop de manutenção de guitarras e orientações para home studio com uso de computadores e celulares. Também foram realizados painéis com produtores culturais, palestra sobre Direito na Cultura e exposição sensorial. Pela primeira vez, o circuito também serviu de palco para peças de teatro, com espetáculo de palhaçaria reunindo a atriz Odelta Simonetti e o bonequeiro Nelson Haas.
Para o idealizador do projeto, Jorge de Jesus, é difícil elencar apenas um destaque da edição. No entanto, ele menciona a grande procura pela oficina de Iluminação Cênica e a participação do público como pontos altos. “Esse curso de iluminação trouxe agentes culturais de todas as áreas! A busca por vagas foi tão grande que foi preciso abrir uma nova turma. Também destaco o show da Yangos, o ‘Ultrakids’, show da Ultramen voltado para crianças e adultos, e o encontro das Tatis, Tatiéli Bueno e Tati Portella, que abriram a primeira noite com uma apresentação linda, com a cumplicidade típica do Soul”, resume Jesus.
Realizado pela primeira vez em 2014, o Caxias Soul Duetos contou com edições também em 2015, 2017 e 2024. O projeto busca apresentar a renovação do circuito musical por meio da ocupação de espaços públicos, da formação de plateia e de parcerias com artistas locais e nacionais. O “Soul”, presente no título, é uma metáfora para o encontro da música com a alma, tendo o palco como ponto de convergência.
A 4ª edição do Caxias Soul Duetos – Circuito de Arte e Música contou com recursos da Lei Complementar nº 195/2022, com financiamento do Fundo Pró-Cultura RS, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura. Apoio cultural: Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Realização: Volume Um Produtora.