A Galeria CIC Caxias, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias), sedia a exposição “Italianos e o Brasil”, promovida pelo Instituto Hércules Galló. A mostra utiliza recursos gráficos para contar a trajetória da imigração italiana, com foco na chegada ao Brasil e ao Rio Grande do Sul.
A exposição retrata os motivos que levaram os imigrantes a deixarem a Itália, bem como os costumes, tradições e o impacto cultural deixado pelo povo italiano no País. Arquitetura, dança, gastronomia, música, religiosidade, economia e lazer estão entre os aspectos abordados.
A diretora de Negócios do Turismo da CIC Caxias Luciane Perez destaca que a exposição integra a programação oficial da entidade para os 150 anos da imigração italiana. “2025 é um ano muito significativo, pois celebramos os 150 anos da imigração italiana. Como parte da programação oficial para essa grande celebração, várias exposições serão realizadas ao longo do ano, destacando nossa história e identidade cultural. A primeira delas já está aberta ao público: é a exposição “Italianos e o Brasil”. Essa mostra retrata como a imigração italiana se entrelaçou com a cultura gaúcha, formando um mosaico multicultural que faz parte da nossa Região, que valoriza cultura e história”, pondera Luciane, que também integra a comissão executiva municipal das comemorações. Ela explica que todas as ações dos 150 anos estão sendo feitas em conjunto entre as diretorias de Cultura e Negócios do Turismo da entidade.
A mostra é aberta ao público, junto à Galeria CIC, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cidadania e da Secretaria Especial da Cultura, com produção de conteúdo da Três Tempos.