Um dos momentos mais aguardados do ano chegou em Bento Gonçalves: a vindima, período de colheita das uvas, e com ele grandes comemorações. No distrito de São Pedro, uma equipe da Associação Caminhos de Pedra está à frente do Baile de Máscaras: rider, bever e balar que acontece no dia 15 de fevereiro (sábado) no salão da Sociedade Educativa e Cultural São Pedro em frente à Casa da Ovelha.
O evento terá início às 17h na área externa, em frente à subprefeitura de São Pedro com apresentação artística e show ao vivo, além da tradicional pisa das uvas. Também haverá estandes com venda de uva in natura, geleias, pão colonial e cucas. A partir das 20h, o evento passa para a parte interna do salão onde todos estarão com suas máscaras para o baile. Haverá venda de máscaras no local. O evento é gratuito e espera atrair mais de 500 pessoas.
Quatro vinícolas do distrito estarão comercializando suco de uva, vinhos e espumantes durante toda a noite e também haverá uma variedade gastronômica local incluindo polenta, massa, tábua de frios, torresmo, torta tirolesa etc.
Além de integrar o calendário oficial da vindima 2025 do município, o evento também tem por objetivo comemorar os 150 anos da Imigração Italiana no Brasil, resgatar a cultura das festas comunitárias no distrito, valorizar a memória dos imigrantes italianos e enriquecer o turismo local, fortalecendo o vínculo da comunidade com sua própria história.
Resgate histórico
Das inúmeras tradições herdadas dos imigrantes italianos que se instalaram em Bento Gonçalves em 1875, especialmente aqueles vindos do Vêneto, destaca-se a realização de festas comunitárias e celebrações que envolvem a comemoração de colheitas. Essa tradição cultural foi reinterpretada no Brasil.
A festa da Vindima é, portanto, um marco importante do fim do ciclo de trabalho nos vinhedos e a celebração da safra da uva. Uma pesquisa realizada junto aos moradores do distrito de São Pedro relatou a ocorrência de muitas festas nas antigas casas de Fiorelo Cavalet – hoje Casa da Serra – e de Amélio Barp – hoje Pietra Tratoria, entre elas, o baile de carnaval com rostos pintados de carvão.
Os festejos comemorativos sempre aconteciam antes do período da quaresma, ou seja, estavam culturalmente ligados à fé desse povo que depois se preparava para a Páscoa – período mais importante do ano para os católicos – com jejuns e reflexões.
Professora Ivonete Tesser (in memorian)
No ano de 2005 – há exatamente 20 anos – a professora de danças italianas Ivonete Tesser (in memorian) trouxe o tema do carnaval para o Grupo de Danças Folclóricas Caminhos de Pedra. As roupas e máscaras foram confeccionadas à época para essas apresentações artísticas que ocorreram nas comunidades do distrito de São Pedro, no centro da cidade, na Fundação Casa das Artes e no Ginásio Municipal.
Um dos objetivos do Baile de Máscaras é dar continuidade a essas iniciativas como da eterna professora Ivonete Tesser a fim de manter viva a cultura e história dos antepassados.
Experiência turística autêntica
Como atrativo turístico, o Baile de Máscaras irá proporcionar uma imersão cultural que será enriquecida com elementos que remetem à história dos encontros nos antigos casarões das famílias de São Pedro e às vestimentas típicas da época, criando uma atmosfera que transporta os visitantes no tempo. As músicas serão como as dos antigos bailes de carnaval: as tradicionais marchinhas.
Serviço:
Data: 15 de fevereiro de 2025 (sábado)
Local: Sociedade Educativa e Cultural São Pedro (em frente à Casa da Ovelha)
Início: 17 horas na parte externa e 20h no salão
Programação:
17h – Cerimonial de abertura
Exposição de registros históricos em painéis
Feira de produtores do distrito de São Pedro e comunidades locais
18h – Apresentações culturais
19h – Show com artista local
20h – Baile com animação do grupo Girotondo de Caxias do Sul
00h – término
Ingresso: entrada gratuita