No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre como a fisioterapia pode ajudar a desenvolver rotina para prevenir lesões ou melhorar a mobilidade.
Encontrar um bom fisioterapeuta pode parecer mágico. Muitas pessoas só recorrem à fisioterapia depois de se machucarem ou passarem por uma cirurgia. Mas ela pode ajudar em muito mais.
“Somos uma espécie de canivete suíço da saúde ortopédica”, diz Joe Uhan, fisioterapeuta em Eugene, Oregon. “Podemos manipular ossos como quiropráticos, mas também podemos massagear tecidos como massoterapeutas e podemos exercitar como um personal trainer.”
Os fisioterapeutas não são apenas para lesões esportivas ou cuidados pós-cirúrgicos —eles também podem ajudar você a desenvolver uma rotina para prevenir lesões ou melhorar sua mobilidade.
A fisioterapia preventiva, às vezes chamada de pré-habilitação, geralmente se concentra em fortalecer partes do seu corpo que podem contribuir para futuras lesões ou desconfortos. A dor no joelho, por exemplo, pode ter origem em problemas nos tornozelos ou quadris, que poderiam ser prevenidos com exercícios direcionados. Alguns atletas ou pessoas que seguem cronogramas de treinamento consistentes incorporam a fisioterapia preventiva em suas rotinas regulares de condicionamento físico para se antecipar às lesões antes que elas ocorram. (Seu médico também pode recomendar fisioterapia pré-habilitação antes de alguns procedimentos cirúrgicos.)
Para lesões crônicas, como tendinite, um fisioterapeuta pode ajudar a identificar a causa dos seus problemas recorrentes e criar um plano para melhorar sua força ou mobilidade. Se você tem uma lesão persistente ou qualquer dor ou desconforto que afete suas atividades diárias, pode ser um bom primeiro passo procurar um fisioterapeuta.
Após uma avaliação, seu fisioterapeuta deve criar um plano baseado em suas necessidades —isso geralmente inclui exercícios para praticar em casa. Seu fisioterapeuta pode lhe dar notas adicionais sobre seus exercícios, mas você também pode pedir que eles façam vídeos durante sua consulta para que você possa ter certeza de que está usando a forma correta por conta própria.