Foto: Divulgação/Crédito Franciele Oliveira

O Instituto de Leitura Quindim realizou, no último sábado (14), a Festa de Natal da 6ª edição do Natal Literário Solidário, cujo tema foi “Livros abraçam sonhos”. A entidade escolhida para esta edição foi o Serviço de Convivências e Fortalecimento de Vínculos da Casa Brasil, beneficiando 180 crianças e jovens em vulnerabilidade social.

Devido ao mal tempo, o evento, que aconteceu das 14h às 18h, na quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, contou com a participação do coral infantil da Casa Brasil, da contadora de histórias, cantora e brincante Aline Luz e do trio de cantores e músicos Germano Borges da Silva, João Pedro Borges da Silva e Bernardo Willian Costa.

“Foi lindo demais presenciar a felicidade das crianças e ver o livro de literatura indo para as casas dessas famílias. Achamos que, neste ano, não iríamos conseguir realizar o projeto, já que ficamos sem sede. Mas fomos incentivados por uma equipe de voluntários e entidades que entendem a importância desta ação. Sabemos da relevância de dar acesso à arte e de formarmos leitores”, revela o presidente do Instituto de Leitura Quindim, Volnei Canônica.

A festa contou com pintura de rosto, cabelo maluco, brinquedos, cachorro-quente, algodão-doce, pipoca, sorvete e refrigerante. Mas o ponto alto foi a chegada do Papai Noel, que trouxe para cada criança um livro de literatura escolhido exclusivamente pela equipe do Quindim e um kit de doces e guloseimas.

“Ser parceira do Natal Literário Solidário dá uma sensação de dever cumprido. Saber que estamos fazendo parte de uma ação que vai tocar cada criança traz uma enorme gratidão, de poder retribuir tudo o que fizeram por mim na infância”, emociona-se a diretora da Martinha Padroniza Limpeza e Manutenção, Marta de Ávila.

A emoção foi compartilhada também pela coordenadora da Casa Brasil, Marina Petry. “Fazer parte do Natal Literário Solidário faz toda a diferença para os nossos usuários. As crianças e adolescentes puderam ter uma festa com muita diversão, musicalidade e cultura. Tudo isso ainda foi fechado com chave de ouro com os presentes: obras literárias muito especiais, pensadas para cada uma delas. Agradecemos muito ao Quindim”, conclui Marina.

A 6ª edição do Natal Literário Solidário é uma realização do Instituto de Leitura Quindim e da Martinha Padroniza Limpeza e Manutenção. O evento contou com o patrocínio do Sicredi Pioneira e o financiamento de 90 padrinhos e madrinhas, entre pessoas físicas e jurídicas. Nossos agradecimentos ainda vão para os apoiadores: Centro Estético Nice Machado, Leo Clube Caxias do Sul, Coletivo Social Elo, C&D Intérpretes de Libras, Escolinha Infantil Divertidamente, Lions Clube Caxias do Sul, Quentinhas do Zé, Barbearia Stylos, Unylaser Indústria Metalúrgica Ltda, Centro Espiritualista São João Batista, Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis e Tecnisan. Além disso, 35 voluntários colaboraram para a realização desta linda festa. Agradecemos a participação de todos!

Sobre o Natal Literário Solidário:
Desde 2019, o ILQ tem mobilizado a sociedade civil para o Natal Literário Solidário, uma campanha que apadrinha crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social na cidade de Caxias do Sul. Essas crianças vivem em casas-lares, abrigos ou são atendidas por entidades sociais. O projeto já mobilizou 3.800 pessoas ao longo dos anos e já beneficiou quase 2 mil crianças e jovens em vulnerabilidade social.

O presente que cada criança recebe é um livro literário de qualidade e uma festa de Natal. As obras são escolhidas por uma equipe multidisciplinar do Instituto (pedagogos, psicólogos, escritores), que realiza um processo de escuta dos sonhos e medos de cada criança, procurando a obra que melhor dialoga com o que foi descrito. Os livros são entregues acompanhados de um cartão de Natal escrito à mão, contendo uma mensagem afetuosa e o nome de quem apadrinhou o presente.

O projeto tem como objetivo proporcionar acesso à leitura de qualidade, possibilitando que toda criança e jovem sonhe com um futuro digno e feliz.