A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) realiza nesta semana os últimos concertos da Temporada Artística de 2024. Na quinta-feira, dia 12 de dezembro, a Orquestra viaja a Erechim, onde tocará no Ginásio da URI, às 20h. No domingo, dia 15 de dezembro, o destino é Lagoa dos Três Cantos para um espetáculo no Pavilhão de Eventos no Parque da Lagoa Fest, também às 20h.
As duas apresentações integram a programação oficial do Bicentenário da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul. A Orquestra interpreta o mesmo programa nas duas datas, com obras de Beethoven, Puccini e outros grandes compositores da música universal. A entrada é gratuita, com necessidade de retirada de ingressos apenas para Erechim.
Os concertos fazem parte da programação organizada pela Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã do governo do Estado, além de integrar a Série Interior da Temporada Artística 2024 da Orquestra. Após a enchente que assolou o Rio Grande do Sul em maio deste ano, a Ospa reestruturou a programação, priorizando cidades que foram afetadas pela tragédia.
Segundo o presidente da Comissão Oficial do Bicentenário da Imigração Alemã, Rafael Koerig Gessinger, os eventos ganharam um novo significado: “o Bicentenário no Estado foi ressignificado diante da tragédia e encontra na música um sinal de esperança e de vida interior. A Ospa tornou-se protagonista nas celebrações dos 200 anos de migrações alemãs para o Brasil. Com concertos no interior e na capital, honramos a memória dos nossos antepassados e fortalecemos nossos laços de fraternidade”.
O maestro Manfredo Schmiedt é o responsável pela regência dos concertos em Erechim e Lagoa dos Três Cantos. No programa, estão grandes compositores de língua alemã, como Ludwig van Beethoven (1770-1827), Franz Lehár (1870-1948) e Johann Strauss II (1825-1899), e italiana, como Giacomo Puccini (1858-1924) e Giuseppe Verdi (1813-1901).
O repertório também destaca o nome mais famoso da Noruega, Edvard Grieg (1843-1907), com duas partes da sua suíte “Peer Gynt”, e valoriza os compositores brasileiros, com “O Garatuja”, composta por Alberto Nepomuceno (1864-1920) e inspirada no romance homônimo de José de Alencar, e finaliza a noite com “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, canção de Leonardo que se tornou sinônimo da resiliência gaúcha em 2024.
O concerto contará também com a participação do cantor lírico Giovanni Marquezeli, tenor reconhecido internacionalmente, que já se destacou em concertos e óperas junto à Ospa, além de vencer o 1º Concurso de Canto Decápolis de Andrade. Ele se une à Orquestra para os solos de três músicas: “Dein ist mein ganzes Herz”, da opereta “Das Land des Lächelns” (Franz Lehár), “Nessun dorma”, da ópera “Turandot” (Giacomo Puccini), e “La donna è mobile”, da ópera “Rigoletto” (Giuseppe Verdi).
Serviço
Concertos em homenagem ao Bicentenário da Imigração Alemã
Série Interior – Erechim
Quando: Quinta-feira (12/12), às 20h
Onde: Ginásio da URI (av. Sete de Setembro, 1.621, Centro, Erechim)
Entrada gratuita
Retirada de ingressos: Secretaria Municipal de Cultura e Esporte (av. Pedro Pinto de Souza, 100, Centro, Erechim)
A retirada é limitada a dois ingressos por CPF
Série Interior – Lagoa dos Três Cantos
Quando: Domingo (15/12), às 20h
Onde: Pavilhão de Eventos no Parque da Lagoa Fest (rua Rudolfo Beutler, 280, Lagoa dos Três Cantos)
Entrada gratuita
Estes eventos disponibilizam medidas de acessibilidade.
Programa
- Ludwig van Beethoven | Abertura Coriolano Op. 62
- Franz Lehár | Dein ist mein ganzes Herz, da opereta Das Land des Lächelns
- Johann Strauss II | Valsa do Imperador, Op. 437
- Giacomo Puccini | Nessun dorma, da ópera Turandot
- Edvard Grieg | Amanhecer e No Salão do Rei da Montanha de Peer Gynt Suite nº 1, Op. 46
- Alberto Nepomuceno | O Garatuja
- Giuseppe Verdi | La donna è mobile, da ópera Rigoletto
- Leonardo | Céu, Sol, Sul, Terra e Cor