Foto: Show de Filipe Catto na Mostra Tum Tum/Crédito Maurico Concatto

Há dez anos, a Mostra Tum Tum atualiza e integra a musicalidade brasileira e latina, incentivando a arte e movimentando pessoas. O festival que insere Caxias do Sul no mapa do mercado musical contemporâneo celebra, neste ano, a 10ª edição com programação que se estende até abril de 2025. A agenda aberta ainda no mês de julho inclui atividades socioculturais, shows em cidades da Serra – novidades desta edição -, além da consolidada Semana Tum Tum e dos shows em Caxias do Sul; tudo com acesso gratuito.

Artistas interessados em se apresentar no palco da Mostra Tum Tum 10 podem se inscrever até o dia 26 de outubro. O chamamento é aberto a músicos, musicistas e bandas interessados em integrar parte da programação do festival, entre janeiro e abril de 2025.

Inscrições por meio de formulário disponível no site mostratumtum.com.br, onde também pode ser conferido o edital que especifica as regras da inscrição e os critérios a serem avaliados pela curadoria do festival. Os selecionados serão divulgados no site e nas redes sociais da Mostra na primeira quinzena de dezembro.

Dez anos de Tum Tum

Nestas 10 edições, a Mostra Tum Tum engaja públicos diversos chegando a 100 mil pessoas por meio de mais de 60 shows cuidadosamente escolhidos, ocupando diversos territórios da cidade. Fundado e dirigido por Beto Scopel e Juli Pandolfo, o festival conecta pessoas, música e outras manifestações artísticas. Conta com uma curadoria atenta, que vem aproximando públicos por meio das performances de músicos e musicistas estabelecidos e de novos artistas, aliando o tradicional às experimentações mais vanguardistas.

Pelos palcos da Tum Tum já passaram grandes nomes da música brasileira como Azymuth, Filipe Catto, Anelis Assumpção, Hamilton de Holanda, Jacques Morelenbaum, Badi Assad, Bixiga 70, Guilherme Kastrup, Alegre Corrêa, André Mehmari, Maestro Spok Frevo, Luê, Pedra Branca, Bianca Gismonti e Leila Maria; atrações da América Latina como Nacion Ekeko, Ernesto Holman Trio, Federico Nathan Quinteto, El Club de Tobi, Klezmeron Orquestra Finoli, La Banda Flotante, Diego Janssen, La Ventolera, Cuarteto Sur, Tamboorbeat e além, é claro, de músicos gaúchos como Paola Kirst, Syon Trio, Yangos, CCOMA, African Jazz, Kiai, Funkalister, De Boni e Henz, Afroentes, Triuna Mantra, Quartchêto, Choros de Balcão, entre tantos outros.

Em 2024, a Mostra TumTum renovou a identidade visual, a criação foi inspirada no fenômeno psicológico bouba/kiki. O som de bouba é associado às formas arredondadas, enquanto o som de kiki é associado às formas angulosas. Esse recurso permite que os sons possam ser vistos e as imagens possam ser ouvidas, conferindo à marca o que a Mostra se propõe a fazer há tanto tempo: impactar o público com uma experiência sensorial única, diversa e marcante.

De 28 de outubro a 2 de novembro de 2024 ocorre a Semana Tum Tum. Com atividades formativas que dialogam com o universo do mercado cultural.  Após, acontecem os shows regionais realizados fora de Caxias do Sul, nas cidades de Bento Gonçalves, São Marcos, Nova Petrópolis e Carlos Barbosa, ao longo do mês de novembro. Em janeiro, fevereiro e março, artistas selecionados em edital se apresentam na cidade, no Tum Tum de Verão e em abril, ocorre o Show de Encerramento, também em Caxias do Sul.

A Mostra é uma realização da Tum Tum Produtora com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Caxias do Sul, Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com recurso da Lei Complementar nº 195/2022.

MOSTRA TUM TUM 10
:: EDITAL PRORROGADO
16  de outubro a 26 de outubro de 2024

:: Semana Tum Tum
28  de outubro a 2 de novembro de 2024

:: Shows pela Serra gaúcha
Novembro de 2024, em Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Nova Petrópolis e São Marcos.