Foto: Divulgação/Menino do Vento/Crédito Carol Cabral

Nos dias 18 e 19 de outubro, o Teatro do Sesc Caxias do Sul receberá oficinas e espetáculos de dança do projeto “Cartaz da Dança – Circulação de espetáculos”, de Santa Maria. As atrações são promovidas pelo Núcleo de Investigação do Corpo e Tecnologias, coletivo de artes que busca trabalhar temáticas sociais através da dança contemporânea, formado pelos artistas Helder Machado, Júlia Urach e Geison Sommer. O projeto foi aprovado em edital da Sedac e é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo.

A agenda, no dia 18, das 9h às 11h, inicia com a oficina “Procedimentos de criação a partir de imagens no espetáculo Apatia”. É uma oficina de dança contemporânea com 30 vagas voltadas a maiores de 16 anos, que explora processos criativos. O espetáculo “Apatia”, que inspira a formação, será apresentado à noite no teatro, a partir das 20h. Ele aborda a jornada feminina e o que a sociedade espera das mulheres, sendo seguido por um bate-papo sobre a temática após a apresentação. Ele tem interpretação em Libras.

Já o dia 19 será voltado ao espetáculo de dança “Memórias para um menino do ano 2000”. No mesmo formato, ele inicia com uma oficina sobre o processo de criação e a linguagem da dança, das 9h às 11h, com 30 vagas disponíveis. À noite, às 20h, acontece a apresentação, que evoca memórias da vida de um menino no ano de 2070. O espetáculo também tem interpretação em Libras e será seguido por um bate-papo sobre a obra.

“Além da arte como forma de trabalhar temáticas sociais, um fator interessante deste projeto é que ele permite que os artistas envolvidos nos espetáculos não só apresentem suas obras, mas compartilhem mais sobre elas com o público por meio dos debates e das oficinas sobre as criações”, comenta Carina Monteiro, analista de Cultura do Sesc Caxias do Sul. As oficinas demandam inscrições prévias. Os espetáculos possuem ingressos à venda no site do coletivo artístico, mas há gratuidade a diversos grupos. Mais informações podem ser obtidas abaixo.

Cartaz da Dança – Circulação de espetáculos – Sesc Caxias do Sul

Data: 18/10 (sexta-feira)

Oficina: “Procedimentos de criação a partir de imagens no espetáculo Apatia” 
Horário: 9h às 11h
Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462)

Sinopse da oficina: Oficina de dança contemporânea que busca explorar alguns processos criativos utilizados na composição do espetáculo, como a experimentação e a criação de dança inspirada em imagens de cartas do tarot.

Nº de vagas: 30 vagas destinadas a maiores de 16 anos, aluno(a) ou professor(a) de escolas e universidades públicas, bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), profissionais da saúde, artistas e membros de coletivos culturais e membros de associações comunitárias.

Inscrição: https://forms.gle/ee2VzwnHMVBb9bMU9 

Espetáculo “Apatia”
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462)

Sinopse do espetáculo: Apatia é o que a sociedade quer das mulheres. Mas temperança não é substantivo feminino. Inspirado em O Mito da Beleza de Naomi Wolf, o solo de dança trata das relações das mulheres com seus desejos e culpas, relacionando simbologias do tarot com a jornada feminina na contemporaneidade. Esta jornada da heroína é dividida em três atos: O Ato I – A fome, Ato II – A sede e Ato III – A revolta.

Público-alvo: mulheres acima de 12 anos e público em geral.

Ingressos gratuitos: Distribuição gratuita de ingressos a meninas e mulheres; pessoas transgênero; profissionais da saúde; integrantes de grupos ou coletivos culturais; integrantes de associações comunitárias; estudantes ou professores de escolas ou universidades públicas e estudantes bolsistas do PROUNI. Retirar ingresso gratuito: https://forms.gle/iGpfn5Kism8DUzjWA

19/10 (sábado)

Oficina: “Corpo Projetado”
Horário: 9h às 11h
Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462)

Sinopse da oficina: Oficina de dança contemporânea que busca explorar as relações entre corpo, espaço e projeção de imagens a partir de procedimentos de criação utilizados para a construção do espetáculo “Memórias para um menino do ano 2000”.

Nº de vagas: 30 vagas destinadas a maiores de 16 anos, aluno(a) ou professor(a) de escolas e universidades públicas, bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), profissionais da saúde, artistas e membros de coletivos culturais e membros de associações comunitárias.

Inscrição: https://forms.gle/Xhz7KjefWW5zREqc6

Espetáculo “Memórias para um menino do ano 2000”
Horário: 20h
Local: Teatro Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462)

Sinopse do espetáculo: Em 2070, nada é mais como era antes. Só restam as memórias. Guardadas, esquecidas, perdidas ou inventadas, cada memória tem sua forma única. Doces ou não, as memórias possuem vida própria. Mas será que ainda conseguem viver dentro do corpo?

Público-alvo: crianças, adolescentes, adultos, idosos, recomendado especialmente para famílias e público em geral

Ingressos gratuitos: Distribuição gratuita de ingressos a idosos; profissionais da saúde; integrantes de grupos ou coletivos culturais; integrantes de associações comunitárias; estudantes ou professores de escolas ou universidades públicas e estudantes bolsistas do PROUNI. Retirar ingresso gratuito: https://forms.gle/pxFT9oB2GbMeDt1f