Foto: Naiára Martini/Divulgação

O Vale dos Vinhedos, uma das mais tradicionais regiões produtoras de vinhos do Brasil, marcará presença pela primeira vez na ProWine São Paulo, principal feira profissional do setor vinícola nas Américas. Representada pela Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), a participação destacará nove vinícolas da região, que foi a primeira no Brasil a obter o reconhecimento de Denominação de Origem (DO) para seus vinhos e espumantes. O evento acontece de 1º a 3 de outubro, na Expo Center Norte, em São Paulo.

As vinícolas Ales Victoria, Dom Eliziário, Peculiare Vinhos Únicos, Vallontano Vinhos Nobres, Don Laurindo, Larentis, Dom Cândido, Terragnolo e Torcello irão expor mais de 70 rótulos, oferecendo um panorama da produção local, que alcança de 10 a 12 milhões de garrafas por ano. Profissionais como importadores, distribuidores, sommeliers e varejistas terão a oportunidade de conhecer o terroir característico da região, expressado com a excelência da primeira Denominação de Origem do Brasil.

A participação conjunta dessas vinícolas reflete o associativismo que há quase 30 anos define a trajetória da Aprovale, uma organização dedicada a elevar o padrão dos vinhos do Vale dos Vinhedos ao reconhecimento internacional.

“Estar presente, dessa forma, com um estande coletivo em um dos mais relevantes encontros do negócio do setor, mostra a maturidade não só da associação, mas do Vale dos Vinhedos e de seus estabelecimentos em busca da ampliação de sua representatividade nacional na condição de destino enoturístico e, principalmente, referência na elaboração de vinhos e espumantes de qualidade diferenciada”, observa o vice-presidente da entidade, André Larentis.

Vinho da D.O. é destaque
A feira vinícola será palco para o lançamento oficial do primeiro vinho coletivo com Denominação de Origem (D.O.) do Brasil, o “10 Lotes D.O.V.V.”. Embora o rótulo já esteja disponível para compra desde junho, a apresentação oficial ocorrerá no evento. O vinho celebra a uva Merlot, símbolo da D.O. Vale dos Vinhedos, e é fruto da colaboração entre 10 vinícolas da região – Ales Victoria, Almaúnica, Casa Valduga, Dom Cândido, Don Laurindo, Miolo, Peculiare, Pizzato, Terragnolo e Larentis. A bebida é elaborada com uvas das excelentes safras de 2020, 2021 e 2022.

Para garantir a qualidade, o vinho foi aprovado por unanimidade em uma degustação realizada pelo Conselho Regulador da Indicação Geográfica do Vale dos Vinhedos. Embora sua comercialização seja restrita a pessoas físicas ou empresas de revenda, os visitantes da feira terão a oportunidade de provar o 10 Lotes D.O.V.V. em seis sessões de degustação. As sessões serão realizadas duas vezes ao dia, às 14h30min e às 16h30min, para grupos de até 10 pessoas, mediante inscrição prévia pelo fone/whats (54) 2209.0018 ou e-mail faleconosco@valedosvinhedos.com.br.

Com uma produção limitada a 3 mil garrafas, o vinho se destaca pela sua coloração vermelho rubi intensa, tons violáceos e aromas de frutas negras, mentolado e especiarias. Em boca, oferece volume, boa persistência, taninos maduros e macios, além de um ótimo potencial de guarda. O rótulo está disponível para compra pelo WhatsApp WhatsApp (54) 2209.0018 ou no site oficial, ao preço de R$ 488 mais frete, com limite de seis unidades por cliente.

Sobre a Aprovale
A criação da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), em 1995, foi um marco para o desenvolvimento do vinho brasileiro e o fortalecimento do enoturismo no país. Atualmente, a Aprovale reúne 90 associados, dos quais 30 são vinícolas.

Através da atuação da entidade, o Vale dos Vinhedos tornou-se a primeira região do Brasil a obter o reconhecimento oficial como Indicação Geográfica. Essa certificação pioneira permitiu, a partir de 2002, que os vinhos e espumantes da região recebessem o selo de Indicação de Procedência, seguido pela Denominação de Origem em 2012. Essas conquistas posicionaram o Vale dos Vinhedos, que abrange áreas dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha, como o maior e mais importante destino de enoturismo do Brasil.