Foto: O Contador de Histórias Roger Castro é o Amigo do Livro/Crédito Maila Facchini

A 40ª edição da Feira do Livro de Caxias do Sul começa na sexta-feira, dia 27 de setembro, às 18h, com a abertura oficial seguida de show do cantor curitibano Leo Fressato e, na sequência, a abertura da exposição “40 anos em imagens: panorama de artistas visuais da Feira do Livro de Caxias do Sul”.

Neste ano o tema da Feira é Colecionando Histórias e Memórias, a Patrona da Feira do Livro é a escritora Helô Bacichette e o Amigo do Livro é o Contador de Histórias Roger Castro. A programação prevê 60 bate-papos e palestras com escritores locais e nacionais, além de oficinas e muitas outras atividades cultu rais, com teatro, música e artes plásticas. Estarão funcionando 18 bancas de publicações para adultos, além de outras sete infantojuvenis, marcando a volta desse espaço à programação, que vai até dia 13 de outubro.

A estrutura da 40ª Feira do Livro de Caxias contempla uma área coberta de 2.634 metros quadrados, reunindo os espaços dedicados às sessões de autógrafos, o Espaço do Leitor e também o Palco Principal, onde serão realizados os bate-papos, as apresentações artísticas e contações de histórias. Além da Praça Dante, a Feira vai ocupar a Biblioteca Pública Municipal Dr. Demétrio Niederaueur, o Teatro Municipal Pedro Parenti e a Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim. A feira funcionará de segunda a sábado das 9h às 19h e domingo das 12h às 19h no Setor infantojuvenil. Já o setor geral a mudança é no horário de abertura que, de segunda a sábado, será às 10h.

Durante a Feira do Livro, a previsão é a de realização de 60 bate-papos e palestras no decorrer da programação. Nas bancas, será oferecido o já tradicional desconto de 20% no valor dos livros. No primeiro e no último final de semana, no sábado e domingo, a Rua Dr. Montaury estará fechada entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Sinimbu. No espaço, entre as 12h e 18h, serão montados brinquedos para a diversão da criançada. A exceção fica para os dias 5 e 6 de outubro, quando a rua permanecerá fechada somente no sábado à tarde. Domingo permanecerá aberta por causa do primeiro turno das eleições municipais, uma vez que a Casa da Cultura sedia urnas de votação.

Fim de semana musical – Na abertura musical da Feira, depois da solenidade oficial, a atração é o cantor e compositor Leo Fressato. Brasiliense radicado em Curitiba, figura integrante da cena contemporânea das artes curitibanas, ele trabalha há mais de 17 anos nas áreas de música, teatro, performance e arte drag. Só no Youtube as mú sicas de sua autoria alcançaram mais de 250 milhões de visualizações. Entre as canções mais conhecidas estão “Oração”, que canta ao lado d’A Banda Mais Bonita Da Cidade e “Coisa Linda” (coautoria com Tiago Iorc, também cantada por Milton Nascimento). No sábado pela manhã, às 10h, como se tornou tradicional na programação da Feira, tem concerto da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul que, sob a regência do maestro Gilberto Salvagni, vai apresentar um repertório batizado de “Música de Cinema”. Às 18h de sábado, no Palco Principal, tem o show “Meu Lugar”, com Tatiélie Bueno. E o final da tarde de domingo, às 18h, tem show de Vitor Ramil em clima de voz e violões. O repertório tem um roteiro com músicas conhecidas dele, que partem de um dos seus temas mai s populares, “Estrela, estrela”.

Autores e sessões de autógrafos – Entre os nomes confirmados para a 40ª Feira do Livro de Caxias estão Itamar Vieira Junior, Rapahel Montes, Ana Suy, Ryane Leão, Daniel Galera, Eduardo Spohr, Mariana Salomão Carrara, André Neves, Jana&ia cute;na Figueiredo, Stella Barbieri e Letícia Wierchowsky.

Um dos grandes nomes da literatura contemporânea brasileira, Itamar Vieira Junior ganhou o Prêmio Jabuti pelo livro “Torto Arado”, que virou um sucesso de público e crítica no Brasil e no mundo. Itamar estará em Caxias no último final de semana da Feira, dia 13, às 15h, quando participa do bate-papo “Narrativas que atravessam vozes, gerações e temas”, com participação do jornalista Marcelo Mugnol que, aliás, lança “Quinta-feira crônica&rdqu o; neste domingo, às 18h, pela Liddo Editora.

Também figuram entre os autores a psicanalista e escritora Ana Suy, autora do popularíssimo livro “A Gente Mira no Amor e Acerta na Solidão”. Ana e a escritora caxiense Adriana Antunes estarão num bate-papo denominado “Um vazio, dois vazios e uma vida cheia” neste domingo, às 16h.

O escritor Raphael Montes, vencedor do Jabuti de 2020 por “Uma Mulher no Escuro” e roteirista, dentre outros trabalhos, da franquia “A Menina Que Matou os Pais”, sucesso na Amazon Prime Vídeo, além do livro “Bom Dia, Verônica” é mais um dos autores confirmados. Ele estará na Feira dia 06 de outubro, às 17h, para o bate-papo “Suspense nas páginas e nas telas” com participação de Elisa Seerig,  no Palco da Feir a do Livro.

Outro nome de destaque é do gaúcho Daniel Galera, do cult “Barba Ensopada de Sangue”, cuja versão para cinema foi exibida no Festival de Gramado deste ano, e que está lançando “O Deus das Avencas”.

A lista segue com Rayane Leão, Eduardo Sphor e Antonio Prata, que trabalhou na série “Sob Pressão” (Globoplay) e é da equipe da série “Encantado’s”, da Rede Globo. Prata estará no bate-papo “Conversas crônicas: o processo de escrita de cronistas contemporâneos”, quer conta ainda com a participação dos escritores caxienses Pedro Guerra e Gustavo Tamagno Martins, domingo, às 17h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim.

Café com os Patronos: Concebido por dois ex-patronos da Feira, Alessandra Rech e Dinarte Albuquerque Filho, o Café com os Patronos será um encontro com patronos de edições anteriores da Feira, bem no clima do tema desta edição, “Colecinando Histórias e Memórias”. O primeiro deles será na terça-feira, 1º de outubro, às 18h, na Galeria Gerd Bornheim, reunindo Alessandra Rech e Delcio Agliardi, com mediação da Patrona Helô Bacichette.

Livro da Patrona – O primeiro final de semana da Feira do Livro também contará com o lançamento de um novo livro da patrona da Feira do Livro, Helô Bacichette: domingo, às 17h, ela autografa “O Segredo da Escaramuça”, que sai pela Editora Liddo.

Café na Feira – Aquela parada para um bate-papo rápido e um bom café está garantida: durante a Feira um café vai funcionar junto ao Espaço da Fundação Marcopolo nos horários de funcionamento da feira.

Outros espaços – Em paralelo e integrados à programação da Feira do Livro, outros espaços também promovem atrações para o público. No Ônibus das Artes, da Fundação Marcopolo, aos sábados e domingos, serão realizadas contações de histórias da série Histórias do Sótão da Flor, com o grupo Ueba Produtos Notáveis. O local também sediará a exposição “O Futuro Que Queremos”, contando ainda com discotecagem do DJ Hood.

No Espaço Sesc Contos Divilas, neste primeiro fim de semana da feira, sábado, às 14h, tem o bate-papo Literatura das Ruas, com o escritor Sérgio Vaz, às 16h, oficina de graffiti com o grafiteiro Panone, às 16h, e a abertura da exposição “Entre Sonhos e realidades” do fotógrafo William Cabral, às 18h. No domingo, às 10h e 15h, tem a Oficina Terragrita Liberdade Criativa, com Paulo Corrêa, e às 9h30min e 11h bate-papo com o rapper e escritor Chiquinho Divilas. A programação diversificada com oficinas e bate-papos abertos e gratuitos segue por toda a semana.

A realização da 40ª Feira do Livro é da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul e da Associação dos Livreiros Caxienses – ALCA, com financiamento do PRO-CULTURA – Sedac – RS, e patrocínio de Supermercados Andreazza, Magnabosco, Randoncorp, Racon Consórcios, Cardan e Urca. O Patrocínio Institucional é de Fundação Marcopolo, Sicredi Pioneira, Unimed, Villagio Caxias e Orquídea. O apoio cultural é de Fundação Logosófica, Infront e Instituto Elisabetha Randon. A rádio oficial é a UCS FM e conta com a parceria de Desalinha Design UCS e SESC Caxias do Sul.

Link da programação completa:
https://www.feiradolivrocaxias.com/programacao