No Viva com Saúde de hoje vamos falar sobre 5 mudanças de hábitos que ajudam a prevenir o câncer.
O risco de desenvolvimento do câncer está substancialmente associado aos maus hábitos alimentares da rotina. Até 2025, o Brasil deve registrar 704 mil novos casos da doença ao ano, projeta o estudo Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil, do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
Por isso, tome nota e confira 5 mudanças de hábitos que podem ajudar a prevenir o risco de câncer:
A importância da fibra
Presença indispensável à mesa, a fibra ajuda regular o funcionamento do intestino, diminuindo o tempo de contato de substâncias que causam câncer com as paredes intestinais. Já a fibra solúvel ajuda a alimentar as bactérias amigáveis em nosso cólon, produzindo os ácidos graxos de cadeia curta e, assim, reduzindo o risco de desenvolver câncer de cólon.
Menos calorias
Limitar a ingestão de carboidratos e açúcares refinados e alimentos açucarados tem impacto direto na prevenção ao câncer. Quando consumido em excesso, particularmente os adicionados em alimentos e bebidas processados e embalados, o açúcar pode contribuir para a obesidade, elevar índices de glicemia (açúcar no sangue) e levar ao consequente aumento dos níveis de insulina – fatores que podem aumentar o risco de câncer.
Aposte nos alimentos saudáveis
Uma dieta rica em grãos saudáveis, nozes, vegetais, lentilhas, feijões e frutas é altamente recomendada para combater as chances de desenvolver câncer. Estudos têm mostrado que as pessoas que consomem uma dieta mediterrânea têm uma menor incidência de desenvolver câncer. Esta dieta inclui principalmente alimentos à base de plantas, nozes, azeite, grãos integrais, legumes e peixes.
Evite o álcool
O consumo de álcool demonstrou aumentar o risco de vários tipos de câncer, incluindo o sistema digestivo, cólon, fígado e câncer de mama. Há ampla evidência de que o álcool é certamente um fator de risco evitável para o desenvolvimento de muitos tipos diferentes de câncer.