Foto: Divulgação/Daniela Possamai

Bento Gonçalves tem um cenário diverso e potente nas Artes Plásticas, que demonstra a sua criatividade e leituras do mundo, da vida, da realidade, da imaginação, e nesta quara-feira, dia 03 de julho, marca a estreia da design de interiores e poeta Daniela Possamai no universo das Artes Plásticas, com curadoria de Karem Jacobs.

“Versos, (RE)Versos e Afins” traz aproximadamente 15 quadros, de diferentes tamanhos, produzidos desde 2022, que conecta sua mais nova face artística com aquela de sempre esteve em sua vida: a poesia. Nessas proximidades entre esse dois polos, o espectador vai poder apreciar a imagem e as palavras, numa proposta estética onde reside múltiplas interpretações para o olhar, para os gostos, para as percepções, para as emoções.

Para as telas, Daniela utilizou técnicas de acrílico, óleo sob telas e mista. Das tintas, foram evocadas paisagens abstratas e figurativas, especialmente o feminino, a figura da mulher, já trazendo sua marca, sua identidade nessas investigações estéticas, com pinceladas muito intensas. “A arte tem essa ligação com o que você carrega por dentro. Tem que ser o que a gente é. Às vezes estou triste, às vezes estou alegre. Quando você expressa de forma artística e forma essa ligação com o seu interior, está deixando a sua identidade, a sua digital”, afirma.

Daniela é dona de, aproximadamente, 2 mil versos, muitos deles vivendo em instalações em locais de Bento Gonçalves e no seu Instagram. A vontade de pintar surgiu, até mesmo, de uma forma inesperada e urgente, da semente do desejo de expandir suas profundas raízes com a palavra. Imersa nesse verso-reverso, Daniela cria uma tessitura original criando diálogos prolíficos em quadros intitulados “Silêncio”, “Pranto”, entre outros.

Apesar de se considerar poeta, acima de tudo, o mundo das artes plásticas também é muito próximo. Daniela é filha de Doraci Possamai, conhecida professora de Artes, assim como, artista plástica, “eu cresci vendo ela pintar, ministrar aulas, ter uma carreira conhecida, mas temos estilos totalmente diferentes”.

Para Daniela que está investigando as suas pinceladas autorais, é enfática em dizer que “sou uma poeta que às vezes pinta, e pintar está me dando prazer. Você vai para um lugar flutuante, entra em outro mundo. Estou gostando dessa minha incursão ao mundo das formas, tintas e cores”.

Serviço
O que: exposição “Verso, (RE)Versos e Afins”, de Daniela Possamai
Vernissage: 03 de julho, às 19h
Período de visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h
Onde: Fundação Casa das Artes – Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto