Foto: Trem do Pampa inicia viagens dia 20 de julho/Crédito Flow Films

A partir de 20 de junho o Rio Grande do Sul ganha um novo atrativo turístico, o Trem do Pampa, em Sant´Ana do Livramento, fronteira gaúcha com a cidade de Rivera, no Uruguai. O passeio, na famosa ‘Fronteira da Paz’, acontece aos sábados, com operação e administração da Giordani Turismo, empresa que há mais de 30 anos é a responsável pelo passeio de Maria Fumaça – Trem do Vinho, em Bento Gonçalves.

A data para início das atividades foi confirmada após a publicação no Diário Oficial da União de hoje, 25 de junho de 2024.

O Trem do Pampa é um passeio com história, cultura, tradição e sabores da campanha gaúcha, reconhecidos também pela enogastronomia. Os vagões batizados de “Tannat” e “Cabernet” – uvas cultivadas na região – recebem artistas locais com apresentações musicais e culturais que têm a cultura gaúcha e os encantos do Pampa em destaque.

Ao longo do percurso de 20 quilômetros, entre as estações central de Sant´Ana do Livramento e a de Palomas, os passageiros terão a oportunidade de conhecer o terroir  da região degustando vinhos e suco de uva, apreciar a vastidão dos campos (pampa é uma palavra de origem quéchua – indígena – que significa ‘região plana’), os parreirais em forma de espaldeira e o cartão postal da cidade que é o Cerro de Palomas.

Os vinhos e sucos degustados no percurso são produzidos na unidade local da Almadén, da Miolo Wine Group. A visita à vinícola, e ao primeiro free shop de vinhos brasileiros da empresa, está inclusa no bilhete do passeio. O transfer rodoviário, entre a Estação de Sant´Ana do Livramento e a de Palomas, também integra o pacote do Trem do Pampa, o visitante faz primeiro o trecho de trem e volta de ônibus ou ao contrário.

Foto: Trem do Pampa inicia viagens dia 20 de julho/Crédito Flow FilmsComercialização dos bilhetes
A venda dos bilhetes para o Trem do Pampa inicia dia 26 de junho, pelo site tremdopampars.com.br, Central de Vendas (55) 3965-0088, ou diretamente na Estação de Sant´Ana do Livramento (R. Ten. Aníbal Benévolo, 198 – Centro).