Você sabia que Flores da Cunha já foi amaldiçoada por um padre? E que no Travessão Alfredo Chaves acontecia um baile dos pelados? Com certeza já ouviu falar do túnel do convento ou conhece a história do homem que foi morto no dia do casamento?
Essas e outras histórias podem ser lidas no e-book Histórias (Quase) Esquecidas – Causos e Fatos de Flores da Cunha. O ensaio, escrito pela jornalista e historiadora Danúbia Otobelli, visa contar as histórias que fazem parte do imaginário popular do município e que, muitas vezes, não constam em documentos e registros oficiais.
O e-book pode ser baixado gratuitamente pelo link: https://online.fliphtml5.com/cxily/veuu/ ou no perfil do Instagram da Desvendare – História e Comunicação.
A obra apresenta 36 fatos e peculiaridades sobre o município e traz informações que nunca foram publicadas antes, além de propor uma leitura de diversos causos contados e recontados por moradores. “São histórias que se perderam nos livros e na memória da população. Todos os fatos relatados são verídicos, mas não quer dizer que tenham ocorrido exatamente como descritos. Até porque são memórias e as memórias são diferentes de uma pessoa para outra. Por mais fabulosas que algumas sejam, quando repetidas tornam-se extremamente significativas porque retratam as lembranças de uma comunidade. E Flores da Cunha é conhecida por uma história completamente fantástica, a do galo e do mágico. Esse fato não consta em nenhum documento oficial, mas faz parte da memória afetiva do município”, destaca a autora.
O e-book Histórias (Quase) Esquecidas foi um dos projetos contemplados com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto.
Trecho do e-book
“O lugar denominado Oitenta sempre foi dado aos bailes e, por conseguinte, a imoralidade como um crescente pavoroso. Discórdias de famílias, moças defloradas, infanticídios ocultos e casas de prostituição. É com justiça que o Oitenta foi chamado de Sodoma e Gomorra de Nova Trento. Mas como Sodoma tinha ao redor as outras, a moderna também tem. A infecção estendeu-se a cinco outras capelas…”