Na quarta-feira (19), iniciou em Bento Gonçalves mais uma edição do Projeto Transformando Vidas, realizado em parceria com o SENAC e a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES). O primeiro encontro com os jovens ocorreu no auditório da Sala dos Conselhos, anexa ao Complexo Administrativo. A partir da próxima semana os encontros ocorrerão no SENAC, local onde será realizado também o curso do programa Jovem Aprendiz.
Até o momento, pelo menos 28 adolescentes estão inscritos para participar e ao longo das próximas semanas a expectativa é que outros jovens também possam se inscrever. As aulas ocorrem das 14h às 16h.
O projeto segue ocorrendo ao longo do segundo semestre com temáticas diferentes em cada aula. Os jovens terão aulas teóricas e práticas semanalmente sobre diversos temas, dentre eles: empreendedorismo, dentre outros temas relacionados a formação pessoal e profissional de cada jovem. Os adolescentes são selecionados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), atendendo as condicionalidades do Cadastro único, da assistência social.
A jovem Maiara Campos Soares, de 15 anos, não escondeu o entusiasmo em iniciar no projeto. “Está muito bom, estou gostando bastante e já sonho com o meu primeiro emprego. Eu quero ser brigadiana, é realmente o que gostaria de ser. Além disso, está sendo legal conhecer o pessoal e pretendo ficar aqui um bom tempo para conquistar o máximo de experiência possível. É uma troca bem interessante”.
Estefanie Beatriz Ferreira, de 14 anos, destaca que “eu queria mesmo é ser designer de sobrancelha e sei que aqui é uma boa oportunidade para começar a trilhar o meu caminho. É bem legal estar fazendo novos amigos e ter essa chance de começar a ter as primeiras oportunidades. Vou me esforçar ao máximo”.
A responsável pelas soluções corporativas do SENAC, Quelem Maciel, participou do primeiro encontro, conversando com os jovens sobre o projeto e o que podem esperar das aulas. “Eu vejo como sendo a oportunidade de transformar a vida deles, mostrando um caminho. É agora que eles podem ser o que quiserem. O nosso papel trazendo essa oportunidade é mostrar pra eles as opções, como se preparar pra isso, para uma entrevista de emprego, por exemplo. Não é simplesmente ser um jovem aprendiz, mas ir além e ter uma vida profissional”.
O primeiro encontro contou também com a participação da Secretaria da Educação (SMED), através de um bate-papo com a psicóloga do núcleo de inclusão Nádia de Césaro. No encontro foi trabalhado sobre educação emocional e as funções das emoções. “Nós entendemos que é importante trabalhar ressa questão da educação emocional, porque no mercado de trabalho isso também faz a diferença. Pensamos em contribuir nesse sentido, para que eles consigam identificar o que sentem e entender o que o outro está sentindo”.