Nove alunos do segundo ano do Ensino Médio do Senac Caxias do Sul criaram a empresa Lumit, cujo intuito é a produção de velas aromáticas, à base de óleo de Citronela, para afastar o mosquito da dengue e deixar o ambiente cheiroso. O projeto faz parte da grade curricular da escola e conta com o apoio da Junior Achievement (JA), ONG que promove a educação empreendedora de jovens.
Para a aluna Gabriela Costa Caldeira, de 17 anos, componente do grupo, o projeto também ensinou como funciona o desenvolvimento de uma empresa e o mercado de trabalho. “Queremos muito que as pessoas gostem do nosso produto, pois foi tudo muito bem pensado. Cada vela é feita à mão”, comenta. Além de Gabriela, os outros idealizadores do projeto são: Aragon Pereira, Arthur Bonatto, Açucena Emanuele Correia, Erick Souza, Luiz Henrique Maidanas, Maria Eduarda Pimenta, Naomi Iyanasso e Pedro Vergani.
Segundo o coordenador do curso técnico integrado ao Ensino Médio do Senac Caxias do Sul, docente Carlos Tadeu Queiroz de Morais, o programa de educação empreendedora serve para que os estudantes aprendam a trabalhar em equipe. Eles desenvolvem um produto ou serviço inovador, e descobrem como financiar o seu primeiro negócio real, comercializando e entregando produtos de forma criativa e imersiva. “Um programa de educação empreendedora oferece não apenas conhecimento prático, mas também oportunidades de crescimento pessoal, desenvolvimento de habilidades práticas, experiência real, networking e oportunidade profissional significativa”, destaca.
Mais informações sobre a empresa Lumit podem ser conferidas pelo site ou pelo Instagram (@for.lumit).