A 7ª edição do Festival Santa Cruz de Cinema, que estava previsto para junho, divulgou alteração de data, devido às fortes chuvas que abalaram o estado gaúcho e, agora, será realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, em Santa Cruz do Sul. A organização do evento, sensibilizada com a situação de calamidade do estado, comunicou que a escolha de uma nova data é essencial para que os esforços da comunidade sigam com enfoque em auxiliar as comunidades atingidas. Nesta quinta-feira, 23 de maio, foram anunciados também os títulos selecionados para a mostra.
Em 2024, o Festival contou com 827 obras inscritas, com representatividade de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. Os estados com maior percentual de inscrições foram, respectivamente, São Paulo (com 28,3%), Rio de Janeiro (com 10,5%), Minas Gerais (com 9,1%) e Rio Grande do Sul (com 8,6%). Deste montante, coube à curadoria do evento selecionar os 18 filmes finalistas para a Mostra Nacional e os 3 filmes da Mostra Olhares Daqui.
“É gratificante perceber que nosso Festival é reconhecido em tantos cantos do Brasil e também poder ver que tantas produções incríveis estão acontecendo no país. Nossa curadoria trabalhou muito, se empenhando para entregar uma Mostra diversa e qualificada”, comenta Marcela Schild, organizadora do evento.
Durante o evento, além da exibição dos filmes, no Auditório Central da Unisc, acontece a noite de premiação dos filmes vencedores. Também são incluídas na programação oficinas com profissionais da área do cinema, que ainda não foram divulgadas. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.
O Festival Santa Cruz de Cinema é realizado pelo Sesc/RS, por meio do Sesc Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Pé de Coelho Filmes, com o patrocínio da JTI, da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul e da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), incentivo da Lei Paulo Gustavo – Governo Federal, operacionalizada pela Secretaria de Cultura de Santa Cruz do Sul, além de apoio institucional da Santa Cruz Film Commission.
7º Festival Santa Cruz de Cinema – Filmes selecionados:
Mostra Nacional
- Expresso Parador, de JV Santos (RJ)
- Cida Tem Duas Sílabas, de Giovanna Castellari (SP)
- Sereia, de Estevan de la Fuente (PR)
- Circuito, de Alan Sousa e Leão Neto (CE)
- Todo romance termina assim, de Marco Aurélio Gal (SP)
- Pequenas Insurreições, de William de Oliveira (SP)
- A Noite das Garrafadas, de Elder Gomes Barbosa (RJ)
- Morro do Cemitério, de Rodrigo R. Meireles (MG)
- Infantaria, de Laís Santos Araújo (AL)
- A Menina Atrás do Espelho, de Iuri Moreno (GO)
- O Aniversário do Seu Lair, de Dácio Pinheiro (SP)
- Big Bang, de Carlos Segundo (MG)
- Fitoterapia, de Eduardo Piotroski (RS)
- Cava, de Hopi Chapman e Karine Emerich (RS)
- Noz Pecã, de Aline Gutierres (RS)
- O Tempo, de Ellen Corrêa (RS)
- Ao sol e à sombra, de Teresa Assis Brasil e Richard Tavares (RS)
- ZAGÊRO, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (RS)
Mostra Olhares Daqui
- Madame bovet – a mulher do casarão, de Bruna Weis e Guilherme Andriolo
- Margaridas, de Bruna Richter Eichler
- De volta para o mesmo lugar, de Lucas Lemes