As acadêmicas do curso de Moda da Universidade de Caxias do Sul Luana Giacomin Galafassi, Marília Valmorbida De Cezaro e Thaynê Bárbara de Momi estão entre as 15 semifinalistas da etapa regional do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. Promovido pelo movimento Sou de Algodão e pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), o concurso tem a intenção estimular o uso da matéria-prima na cadeia têxtil e na moda nacional, além de revelar novos talentos neste cenário.
Ao longo da competição, Luana, Marília e Thaynê desenvolveram seis looks utilizando como matéria prima tecidos de algodão – com no mínimo 70% do material em sua composição – bem como croquis e vídeos justificando a ideia para a comissão examinadora. O resultado será divulgado até 5 de julho, e os ganhadores vão participar de um desfile em novembro, na Casa de Criadores, em São Paulo – a porta de entrada para a São Paulo Fashion Week (SPFW), maior evento de moda do Brasil.
Coordenador do curso de Moda da UCS, o professor Renan Isoton desta a ligação entre a Universidade e o Sou de Algodão, que no mês de março realizou aula magna no Campus 8. Sobre a competição, ressalta a experiência que ela proporciona às estudantes e reforça a torcida para que avancem para a final: “São oportunidades para que as alunas expressem ao máximo sua criatividade e técnica. Criar coleções, pensar em modelagem e produtos inovadores vão ao encontro do que demanda o mercado de trabalho”.
O vencedor do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores receberá um prêmio de R$ 30 mil, entrará para line-up oficial da Casa de Criadores e desfilará uma nova coleção na 56ª edição do evento, prevista para o primeiro semestre de 2025. O professor orientador desse trabalho também será reconhecido, com uma Bolsa Orientação no valor de R$ 10 mil.
Sobre Sou de Algodão
O movimento foi criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.