Foto: Divulgação

Às vésperas de completar 80 anos, em setembro de 2016, o escritor gaúcho Luis Fernando Verissimo se tornou o centro do documentário VERISSIMO, de Angelo Defanti. O longa, que teve sua primeira exibição ao público na Mostra Competitiva de Longas Brasileiros no Festival É Tudo Verdade, agora estreia em todo o país nesta quinta-feira, dia 2 de maio. O título entra em cartaz em Caxias do Sul, na Sala de Cinema Ulysses Geremia do Centro de Cultura Ordovás, também na capital Porto Alegre e na cidade de Cruz Alta, terra do pai de  Luis Fernando, Érico Veríssimo.

VERISSIMO ganha também sessões de pré-estreia em Porto Alegre, na quarta (1), às 19h15min, na Sala Paulo Amorim, e Espaço de Cinema Bourbon Country, às 18h30min. No dia 2 acontece sessão comentada na Cinemateca Capitólio, às 19h30min, com a participação do diretor, da jornalista Fernanda Verissimo, filha do escritor, e do cineasta Jorge Furtado.

O universo de Verissimo não é novidade para Defanti que, em 2022, lançou a ficção” O Clube Dos Anjos”, baseado no livro homônimo do escritor, além dos curtas “Feijoada Completa” (2012) e “Maridos, Amantes e Pisantes” (2008), ambos a partir de contos do gaúcho.

Com o documentário, Defanti mergulha não apenas na obra literária, mas na figura de Verissimo, que é um escritor bastante reservado, mas deixou que a câmera o acompanhasse durante 15 dias enquanto se aproximava de seu 80º aniversário.

O cineasta conta que a filmagem entrou no cotidiano da casa, e, como se vê na tela, toda a família participa do filme. “Durante o mês de filmagens, fui rigorosamente todos os dias na casa. Para manter essa constância, compreendi logo que seria importante criar variações nos horários e nas atividades que registrava.

Os 90 minutos do filme são fruto de análise de quase 100 horas totais de material. A proposta inicial era ter os últimos 15 dias de 79 anos de um homem e os primeiros 15 de 80. Na montagem, vimos que o dia do aniversário em si era o inevitável clímax da história – guardadas as devidas proporções que um sujeito pacato consegue viver de clímax”, explica Defanti.

Foto: Cartaz/Divulgação

Sinopse
Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos.

Ficha Técnica
Direção Angelo Defanti
Família Verissimo: Luis Fernando, Lucia Helena, Clarissa, Fernanda, Mariana, Pedro, Lucinda, Davi, Andrew, Ricardo, Mafalda (in memoriam) e Erico (in memoriam).
Direção de fotografia Angelo Defanti e Bruno Polidoro
Montagem Eduardo Aquino
Desenho e edição de som Felippe Mussel
Mixagem Bernardo Adeodato
Coordenação executiva Veronika Berg
Produtor associado Daniel Ribeiro
Produção executiva Bárbara Defanti e Diana Almeida
Produzido por Bárbara Defanti, Diana Almeida, Angelo Defanti