Em parceria com o Museu de História Júlio de Castilhos de Porto Alegre, o Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami traz a Caxias do Sul a exposição itinerante “Herança Arqueológica e Indígena do RS”. A atividade estará aberta para visitação na segunda-feira, dia 22 de abril e seguirá até o dia 31 de maio, na Sala de Pesquisa do Arquivo Histórico Municipal. A mostra faz parte da programação da 2ª edição da ação cultural “Indígenas e contextos urbanos: apagamentos históricos e retomadas na Serra Gaúcha”. A entrada é gratuita.
A mostra é composta pela coleção do acervo etnológico do Museu Júlio de Castilhos e representa algumas das culturas arqueológicas do Rio Grande do Sul, buscando demonstrar as formas de adaptação do homem com as alterações do próprio meio ambiente.
Segundo o Analista em Assuntos Culturais do MJC e curador da exposição, Guilherme Maffei Brandalise, a mostra é dividida em tipos de materiais expostos: cerâmica, cultura de sambaquis e artefatos de pedras polida e lascada, que representam 12 mil anos de história. “Trata-se de uma possibilidade de conhecermos a vida dos povos que viveram num passado tão remoto”, explica Guilherme.
A interlocução entre as Secretarias da Cultura, Municipal e Estadual, ofereceu a possibilidade de apresentar um outro ramo da preservação histórica à população. “Configuramos a realização desta exposição no Arquivo Histórico Municipal como mais uma etapa de nossa trajetória na tentativa de contribuir para o fortalecimento da representação da diversidade de sujeitos e de culturas que dão forma à sociedade e à nossa história local”, destaca Catiuscia Xavier, diretora do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
Programe-se para a 2ª edição da ação cultural “Indígenas e contextos urbanos:
A programação conta com roda de conversa, exibição e bate-papo sobre documentário relacionado ao tema, e exibição de uma mostra itinerante. As atividades integram calendário do Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, reforçando a trajetória do Arquivo Histórico Municipal em sua reconstrução como arquivo plural, aberto a reflexões e à diversidade de sujeitos e de culturas.
• Mostra Itinerante “Herança Arqueológica e Indígena do RS”: De 22 de abril a 31 de maio de 2024, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas.
• Roda de Conversa “Diálogos de memória: saberes tradicionais indígenas, história e arqueologia”: Dia 26 de abril de 2024, a partir das 19 horas.
• Exibição do documentário “Konhun Mág – o caminho da volta à floresta de Canela” e roda de bate-papo: Dia 08 de maio de 2024, a partir das 19 horas.