Foto: Divulgação/Crédito Júlio Soares

Quais cores estarão em alta na coleção de inverno de 2025? Quais padronagens, texturas e modelagens de destacam na análise dos desfiles internacionais? Essas são algumas das perguntas que a estilista e consultora Cecília Seibel compartilhará no Jantar das Cores, na CIC de Caxias do Sul, na noite do dia 25 de abril (quinta-feira).

O evento temático, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharias, Vestuário, Calçados e Acessórios da Serra Gaúcha (Fitemavest), promete discutir as principais tendências da moda mundial e será aberto para o público em geral. Os ingressos já estão sendo comercializados. Os interessados devem entrar em contato com o Fitemavest pelo (54) 98112.8010.

Cecília explica que o ciclo de desenvolvimento de uma coleção começa na pesquisa de tendências de comportamento e moda, ou seja, cerca de um ano e meio antes do produto estar disponível nas lojas, com acesso ao consumidor final. “Muito antes de desenharmos um produto, buscamos informações em sites especializados em comportamento e análises de desempenho de produtos e trends específicas. A pesquisa é o alicerce de uma coleção. Ela nos orienta nos caminhos criativos que devem ser trilhados para que o produto fique atraente para o mercado de cada marca”, destaca a estilista.

Ela esclarece que entre as análises estão o acompanhamento de desfiles das semanas de moda das principais capitais, como Nova York, Londres, Paris e Milão. O preview se dá a partir dessa análise em que as profissionais da moda notam a repetição de elementos como cores, texturas, modelagens, detalhes e acessórios em várias coleções de nomes de peso na moda.

“Quando o varejo internacional lança suas coleções de inverno em setembro e de verão em março, fazemos o que chamamos de confirmação de tendências, ou seja, observamos de que maneira toda a informação lançada nos desfiles das semanas de moda seis meses antes se consolidou nas apostas dos varejistas de roupa no mercado europeu e americano. Neste momento fazemos uma viagem presencial para conferir in loco de que maneira os elementos de design foram utilizados para deixar o produto comercial”, enaltece.

A especialista ressalta que, com o surgimento do micro tendências das redes sociais, a dinâmica tem sido acelerada para quem trabalha com moda rápida. Um reflexo disso é a apresentação cada vez mais forte de looks clássicos nos desfiles das grandes marcas, que buscam atribuir atemporalidade e qualidade em suas coleções, buscando a diferenciação do mercado fast fashion. “São esses movimentos do comportamento e da moda que apresentaremos no Jantar das Cores, destacando as cores, as texturas, os materiais, as padronagens e peças-chave para o inverno de 2025, que aponta um forte retorno ao estilo clássico e visual durável esteticamente”, adianta Cecília.

O Fitemavest resulta da união do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest) com o Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste do RS (Fitemasul). Atualmente, o sindicato abrange 26 municípios e representa cerca de 1,2 mil indústrias do setor na região.

PROGRAME-SE:
:: O que: Jantar das Cores – Preview do Inverno 2025 com a especialista e consultora Cecília Seibel
:: Quando: no dia 25 de abril (quinta-feira), às 19h30min
:: Onde: no restaurante da CIC Caxias (Rua Ítalo Victor Bersani, 1134)
:: Ingressos: com Andréia pelo (54) 98112.8010 (vagas limitadas)