Pelo selo La Macchina a vapore, comemorativo aos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, e integrando as celebrações do sesquicentenário protagonizadas pela Universidade de Caxias do Sul, a Editora da UCS (EDUCS) lança a obra “Uma Família Italiana: O povo Cimbro – A República de Veneza – A imigração italiana – Os Cunico”, do autor Sidnei Cunico.
Abordando a história de sua família desde as origens, o escritor promove uma amostragem da imigração italiana no Brasil, já que “dentre os cinco estados que receberam a imigração italiana em escala, os Cunico chegaram em quatro, vindos diretamente da Itália”, da região do Vêneto, nos períodos do Brasil Império, entre 1877 e 1888, e Brasil República, entre 1891 e 1896, conforme contextualiza a introdução. “Foi uma pesquisa de longo prazo, muito prazerosa e que trouxe surpresas e descobertas interessantes, que envolvem a família em eventos até históricos do Brasil”, resume o autor, que apresentou a obra ao reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech.
Sidnei Cunico é egresso do curso de Administração e aluno da graduação em História na Instituição, além de estudante de Filosofia. O caxiense, que desenvolveu sua carreira no ramo industrial e de comércio internacional, é entusiasta do estudo das sociedades humanas, antigas e atuais. Em 2015, publicou o romance Remanescentes: a Vida em um Mundo Vazio.
150 anos da Imigração Italiana no RS
A publicação tomou forma na semana em que a Universidade de Caxias do Sul recebeu o embaixador italiano no Brasil, Alessandro Cortese, no dia 10 de abril, contemplada no roteiro da primeira visita oficial ao Rio Grande do Sul. Comprometida com a celebração dos 150 anos da imigração italiana no Estado, comemorados em 2025, a UCS já definiu a programação com foco nas festividades. Entre elas, e em parceria com entidades e órgãos públicos como a Prefeitura de Caxias do Sul, organizará ações e eventos para valorizar o fenômeno da imigração italiana no Estado.
O selo La Macchina a vapore da EDUCS referencia o meio de transporte do qual se serviram milhares de imigrantes. Até o ápice das comemorações do sesquicentenário, a editora publicará diferentes volumes que registram o fenômeno imigratório e enaltecem a cultura da imigração, como o Álbum dos 150 Anos da Imigração Italiana, organizado pela Universidade.