A Galeria de Arte Gerd Bornheim, localizada na Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima, em Caxias do Sul, já está se despedindo da exposição fotográfica “Tempo” dos artistas Ana Cattani e Airton Cattani, que fica em cartaz até o dia 1° de março. A mostra foi selecionada através do Edital de Ocupação da Galeria Gerd 2023/24.
O projeto observa as mãos de pessoas, refletindo como o tempo pode se manifestar neste detalhe do corpo humano, ao mostrar vidas diferentes, com ritmos e inserções sociais múltiplas, e em etnias e gêneros variados. A partir de 2022, os artistas fotografaram centenas de mãos, desde recém-nascidos até pessoas com 100 anos.
“A sequência das 101 fotos apresentadas permite “ver” o tempo passando em um detalhe do nosso corpo e como ele deixa suas marcas ao longo da vida,” ressalta o fotógrafo Airton Cattani.
Os autores destacam um dos aspectos tocantes das fotos escolhidas para a capa e contracapa do livro, também mostradas na exposição: enquanto a primeira apresenta a mão de uma criança de um ano de idade, segurada por seus pais, a outra mostra a mão da bisavó desta criança, com seus 99 anos, demonstrando em imagens o encontro simbólico dos extremos da vida.
“Além das marcas naturais dos anos que passam, outros indícios da passagem do tempo nas mãos podem ser percebidos em detalhes como tatuagens, cicatrizes, marcas acidentais ou intencionais e de trabalho mais ou menos duro. Estamos felizes com o resultado e queremos compartilhar com o público de Caxias do Sul e região,” destaca Ana Cattani.
A visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h, na Galeria Gerd Bornheim.