A nova edição do Mercado de Arte em 2024 acontece no próximo domingo, dia 18 de fevereiro, a partir das 15h30min, no Centro de Cultura Ordovás. A atividade tem o objetivo de valorizar, fomentar e estimular à produção artística e despertar na comunidade o consumo da arte local.
A feira é voltada para produções artísticas do segmento das Artes Visuais, que apresentam obras de diferentes linguagens e técnicas variadas da cidade de Caxias do Sul, da região da Serra Gaúcha e capital. Conta com a exposição e a comercialização de obras envolvendo fotografias, serigrafias, gravuras, xilogravuras, litogravuras, desenhos, pinturas, esculturas, aquarelas, colagens, fanzine, lambe-lambe e etc.
“O Mercado de Arte oferece para a cidade de Caxias do Sul um espaço específico para que haja valorização e investimentos em nossos artistas, através da exposição e comercialização de obras de Arte da cidade e da região”, ressalta a coordenadora da Unidade de Artes Visuais e criadora do projeto, Mona Carvalho.
Os artistas que estarão participando são: Carolina Muniz, Clara Koppe, Deise Lume, Dirceu Monteiro, Eduarda Sbeghen, Galpão BGV, Josias Silveira, Luana Martini, Marias Lavandeiras, Michael Roberto de Barros, Simone Rosa e Vera Genro
No dia, às 16h30min, acontecerá uma Visita Guiada ao Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP), com mediação do servidor e historiador Felipe da Silva Vitória. O ponto de encontro será em frente a sala administrativa da Unidade de Artes Visuais, no térreo do Centro de Cultura. E, às 17h30min, no palco do Zarabatana, acontecerá a apresentação do Dj Mono. As duas atrações são gratuitas.
Nesta programação especial do Mercado de Arte, o Centro de Cultura também oferece visitações as exposições que estarão em cartaz: a exposição “Ora Et Labora – AMARP” com curadoria de Ademar Roberto Sebben e a exposição acessível “DO MARGS AO AMARP”. As exposições possuem acessibilidade através de QRCODE em Libras sobre a exposição e audiodescrição das obras.