Neste próximo sábado (10), a partir das 14h, ocorre no Lar do Ancião o Bailinho de Carnaval, com animação da Banda Raízes e apoio da Secretaria de Cultura. Atualmente a Banda é composta por seis integrantes: Solana Corrêa (Vocalista e Produtora Cultural), Marcus Flávio (Músico – Surdo e Arranjos), Danner Terra (Músico – Violonista), Orides Silva (Músico – Ganzá), Radson Fiel (Músico – Tantan), e Artur Lopes (Músico – Violonista/Cavaquinista) e Eduardo Bernardes (Produtor Musical).
Marcus Flávio, que é também coordenador do Movimento Negro Raízes e presidente da Associação Amigos do Museu do Imigrante, fala sobre o surgimento da banda que está em atividade desde 2019. “A Banda Raízes nasceu para ser o segmento artístico e musical do Movimento e apresentar o Samba como de fato uma das grandes vertentes culturais negras”.
As atividades do grupo não param por aí. Em 2024, a Banda Raízes criou o Projeto ‘Ensaio na Rua’, que teve a sua primeira apresentação na Praça CEU, no dia 29 de janeiro. De acordo com Marcus, o projeto tem um caráter itinerante “onde serão escolhidos locais públicos de Bento Gonçalves, para realizar o ensaio técnico da Banda, e propiciando entretenimento através de repertório musical específico de Samba, de forma aberta e gratuita para o público presente”.