Parceria com a Meta pretende levar interações inéditas aos ocupantes traseiros
BMW quer incluir realidade aumentada nos veículos em alta velocidade — Foto: BMW
A realidade aumentada é uma tecnologia que permite que um conteúdo virtual passe a integrar o cenário real a partir de câmeras e sensores.
E apesar de ser complexo – e até parecer coisa de filme de ficção, esse sistema já está sendo desenvolvido e deve ser incorporado aos carros da BMW no futuro.
A fabricante alemã iniciou uma pesquisa para adaptar este tipo de integração no banco traseiro de seus veículos.
A ideia é que o sistema funcione mesmo quando os carros estiverem em alta velocidade, projetando informações que auxiliam o motorista na navegação, identificam situações de perigo e até servem como entretenimento.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Meta, empresa de tecnologia responsável por redes sociais como Facebook, Instagram e WhatsApp.
Sistemas de realidade aumentada não funcionam bem em carros rápidos, como os BMWM, da divisão esportiva Motorsport. Segundo a Meta, os sensores ficam confusos pelos vários estímulos conflitantes. Portanto, as marcas buscam um refinamento desta tecnologia antes de lançá-lo ao mercado.
Para resolver esse problema, a BMW e a Meta criaram um sistema de rastreamento que calcula simultaneamente a posição do dispositivo em relação ao veículo e a localização do carro em movimento no planeta. Desta maneira, objetos virtuais agora podem surgir nos óculos VR de um carro em movimento de forma precisa, mesmo que ele esteja em uma rua plana, esburacada ou com curvas fechadas.
Realidade aumentada deve revolucionar viagens em carros — Foto: BMW
O presidente da Meta, Mark Zuckerberg, afirma que o projeto em parceria com a BMW poderá ser implementado em outras formas de transporte, como trens e aviões. Segundo o executivo, há potencial para colocar as centrais multimídia atuais no passado e revolucionar a mobilidade e o entretenimento a bordo de um carro.
Apesar de um protótipo de óculos de realidade virtual ter sido criado, o chefe de tecnologia da BMW, Claus Dorrer, deixa claro que não há uma data exata para o sistema começar a integrar os carros. No entanto, segundo ele, ideias sobre o que fazer com a ferramenta já existem.
“É muito cedo para dizer exatamente como ou quando essa tecnologia chegará às mãos dos clientes, mas prevemos uma série de possíveis casos de uso para os veículos – desde ajudar o motorista a localizar seu carro em um estacionamento lotado até alertando-o sobre os perigos na estrada e trazendo à tona informações importantes sobre a condição do veículo”, esclarece.
Fonte: Autoesporte
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