Ansiedade, substantivo feminino que significa grande mal-estar físico, psíquico, aflição e agonia. Esse tipo de perturbação faz com que muitos pensem que é algo comum, mas não é bem assim, ou seja, há várias formas de amenizar. Nesse sentido, o nutricionista clínico e esportivo Dereck Oakvai indicar quatro frutas para o alívio da ansiedade.
Primeiramente, há semelhança dos medicamentos de ansiedade com as frutas?
“É importante ressaltar que frutas e alimentos no geral têm o poder de auxiliar na redução de stress e ansiedade, porém nunca terão a eficácia de medicamentos. Para terem um real efeito em nosso organismo, é necessário fazer o consumo contínuo desses nutrientes”, aconselhou Dereck em entrevista exclusiva para o Sport Life.
Banana
É a fruta do povo brasileiro, ou seja, disponível em todos os cantos do país e denota versatilidade já que pode ser utilizada tanto em receitas salgadas quanto doces. Também comporta minerais essenciais, alguns exemplos: magnésio, zinco, ferro e selênio. “Devido ao seu teor de triptofano, um precursor da serotonina e neurotransmissor relacionado ao bem-estar”, acrescentou Dereck.
Morango
Resumidamente, morango é uma fruta com poucas calorias, muitos minerais e, também, carrega vitaminas. Detalhe que é rico em água e potássio. “Contém vitamina C, antioxidante que combate o estresse oxidativo”, citou o profissional.
Abacate
Famosa pelo seu teor antioxidante, essa fruta contém vitaminas do complexo B e gorduras saudáveis. “Os abacates são ricos em ácido fólico, que está associado à saúde mental”, pontuou.
Maçã
“Contém fibras e flavonoides com propriedades relaxantes. Essa fruta fornece nutrientes, que contribuem para a regulação do humor e na redução dos sintomas de ansiedade”, concluiu Dereck Oak.
Fonte: Terra Brasil Notícias