Se você está acostumado a reservar viagens com um clique ou com o toque de um aplicativo, pode ser uma surpresa que quanto mais alto você sobe na cadeia do luxo, mais difícil se torna fazer isso.
Sempre sonhou em voar em um avião particular? Normalmente, isso significa ligar para um corretor – e se você não tiver o contato de um, pode ser um negócio intimidador. Talvez você precise gastar milhares em uma filiação para obter uma cotação, só para começar. Talvez você também não saiba quanto está gastando – as operadoras de aviões particulares podem cobrar dos clientes após a viagem se combustível extra for consumido, por exemplo.
Mas agora chegou o Uber da aviação privada. A KinectAir tem como objetivo tornar os céus mais amigáveis para as pessoas comuns que mergulham no mundo dos aviões particulares. No site, fundado em 2019 para viagens aéreas privadas no noroeste do Pacífico, já é possível reservar um voo regular sob demanda. Mas a partir de dezembro de 2023 é possível conseguir uma pechincha em aeronaves particulares reservando o voo de retorno de “escala vazia” – em todos os EUA.
E por barganha, eles realmente significam uma barganha (relativa). O site oferece voos a partir de cerca de US$ 111 por pessoa (cerca de R$ 545).
“Queremos mudar a forma como as pessoas pensam sobre voos curtos”, diz a coCEO Katie Buss, ex-piloto militar dos EUA. “As pessoas pensam que é apenas para Bill Gates e Elon Musks do mundo. Não é barato, mas é mais acessível do que a maioria das pessoas pensa. Em vez de apenas ir para a Delta, queremos que as pessoas vejam como seria um voo particular. É uma forma de viajar totalmente diferente”.
Ela diz que a empresa quer “revolucionar” o mercado de voos privados da mesma forma que o Uber fez com os táxis e o Airbnb fez com a indústria hoteleira.
Aviões mais baratos, voos mais baratos
O site usa software apoiado por inteligência artificial para rastrear operadores de aviões privados, disse o coCEO Ben Howard à CNN. “Deixamos o software vasculhar para torná-lo mais acessível e dar [aos clientes] uma chance melhor de organizar a viagem que você realmente deseja”, disse ele.
E para manter os preços baixos, eles estão trabalhando com aeronaves turboélice e com motor a pistão. Ambos são mais baratos de operar do que um jato normal, embora voem mais devagar. Essa diferença de velocidade, no entanto, é menos crucial em um voo de menos de 800 quilômetros, diz Howard, que afirma: “Se você voar em um jato para o mesmo local, pagaria cinco vezes mais e faria isso em poucos minutos mais rápido”.
A maneira como eles estão realmente reduzindo os preços dos voos, porém, é através dos voos de escala vazia – onde o avião já foi reservado para uma viagem e pode pegar passageiros para levá-los ao próximo destino reservado.
A KinectAir afirma que suas ofertas de escalas vazias têm um desconto de até 75% do preço normal de um avião particular. A maioria das ofertas são para reservas de curto prazo – a partir dos dados obtidos durante o verão, três quartos de todas as reservas foram feitas dentro de 72 horas antes da viagem, o que significa que as escalas vazias também foram geradas em cima da hora.
Como piloto, Buss diz que a empresa só contratará operadores que sejam aprovados em suas classificações de segurança.
Mais barato do que voar comercial
Alguns dos preços que a KinectAir anuncia superam até mesmo as companhias aéreas comerciais na econômica – quando se trata de tarifas de última hora. Um voo de escala vazia esta semana, do Aeroporto Phoenix-Mesa Gateway para Palm Springs, estava à venda por US$ 698 – ou US$ 233 por pessoa na aeronave de três lugares.
A tarifa direta mais barata de ida que a CNN conseguiu encontrar na semana seguinte de Phoenix para Palm Springs foi de US$ 300, voando de Sky Harbor International em 14 de dezembro na classe econômica. Essa tarifa inclui uma atribuição de assento grátis, mas não uma bagagem despachada, que custaria US$ 30 extras. Um assento na primeira classe custaria US$ 425 só de ida – quase o dobro do preço da escala vazia do KinectAir.
Por US$ 264 você poderia escolher um voo com a Sun Country Airlines – mas a viagem levaria 40 horas, com escala em Minneapolis. E é claro que não há longas filas de check-in ou da segurança em voos privados. Para alugar uma aeronave online, o negócio mais barato de Phoenix para Palm Springs foi de US$ 3.198 para um avião de cinco lugares – ou US$ 639,60 por pessoa.
A companhia aérea semiprivada JSX, que opera em terminais aéreos privados, mas vende assentos individuais em suas aeronaves, não voa nessa rota. No entanto, em uma rota de duração semelhante de Phoenix a Las Vegas, os preços começam em US$ 249 por pessoa.
“Em muitos casos, os voos de última hora são mais caros por assento nos voos comerciais, e isso sem considerar as passagens de primeira classe”, diz Howard. “No nosso caso, é preciso lotar a aeronave, mas se uma família de quatro pessoas estiver voando de última hora, esta é uma opção muito boa. A United pode cobrar tanto quanto um voo privado”.
O voo mais barato à venda atualmente é em Sunriver, Oregon, para Aurora, também em Oregon, em 10 de dezembro, por US$ 333 para uma aeronave leve Diamond DA62 de três lugares – ou US$ 111 por pessoa para o voo de 48 minutos.
A escala vazia mais cara é um voo de Spokane, Washington, para Bozeman, Idaho, em 13 de dezembro. A aeronave para oito pessoas custa US$ 1.792 para o voo de 71 minutos – ou US$ 224 por pessoa. Não há taxas de adesão ou taxas de transação, como muitos concorrentes cobram.
Wheels Up, por exemplo, cobra uma taxa de iniciação mínima de US$ 2.995, com uma adesão mínima de US$ 2.495 a partir do segundo ano. A NetJets também exige que os usuários sejam membros, assim como o UberJets. As taxas do KinectAir estão incluídas no preço que você vê. E você pode ver esses preços sem entregar seus dados ou agendar uma ligação, como fazem o Wheels Up, NetJets ou UberJets.
Embora normalmente reservar um avião privado signifique fazer um orçamento – e receber a fatura final após o voo, uma vez calculado o combustível adicional – isso garante que o preço cotado é o preço que você paga.
“Compreendemos estatisticamente a probabilidade de ocorrência [de custos adicionais de combustível], temos bons modelos meteorológicos, sabemos que é mais barato voar para um lado do que para outro – por isso o KinectAir absorve a variabilidade”, diz Howard. “Queremos fazer com que a aviação privada funcione mais como a comercial”.
O concorrente mais próximo do KinectAir é o Airble, que não cobra taxas de adesão, fornece tarifas reais, não estimativas, e tem uma página de “ofertas” para voos de escalas vazias.
O Airble também permite que os usuários reservem um voo privado, mas agende como um “voo compartilhado”, o que abre assentos para outros usuários, reduzindo o preço por passageiro. O trecho mais barato de Phoenix para Palm Springs esta semana custa US$ 10.740 para oito pessoas, ou US$ 1.342,50 por passageiro.
Olhando para o futuro
É claro que é uma medida potencialmente controversa abrir uma empresa aérea privada à medida que a crise climática se intensifica.
Um estudo de 2021 realizado pela organização ambiental sem fins lucrativos Transport & Environment descobriu que 1% das pessoas eram responsáveis por metade de todas as emissões globais provenientes dos voos. A indústria aeronáutica privada está em expansão, crescendo 31% entre 2005 e 2019. Além disso, 40% dos voos privados são “voos fantasmas” – vazios de passageiros à medida que se reposicionam para a próxima escala.
Howard diz que preencher esses voos fantasmas “é uma forma de tornar os voos mais eficientes”. Ele acrescenta que os turboélices e os aviões a pistão queimam menos combustível do que os jatos tradicionais.
Como os jatos particulares tendem a fazer voos curtos, isso os torna menos sustentáveis do ponto de vista ambiental – na Europa, por exemplo, há uma alternativa ferroviária para 80% das rotas de voos privados mais populares, disse Matteo Mirolo, gerente de política de aviação sustentável da Transport & Environment, em 2022.
Os EUA estão em uma situação diferente no que diz respeito aos transportes públicos, no entanto, com as viagens de trem não sendo uma opção fácil na maior parte do país.
Mas na época, Mirolo disse que, devido ao seu tamanho menor, os jatos particulares têm potencial para estar na vanguarda para se adaptar às novas tecnologias que chegam ao mercado – e Howard diz que a plataforma também é um primeiro passo na preparação para os aviões elétricos e híbridos do futuro, que deverão começar com aeronaves pequenas.
No futuro, a empresa espera começar a vender assentos individuais, embora afirmem que isso levará algum tempo.
Fonte: CNN Brasil.