A exposição “Terra Sabi” de Angela Pimentel é uma incursão da artista pelo arquipélago vulcânico de Cabo Verde, localizado na costa noroeste do continente africano. A mostra abre com a tradicional visita guiada, com intérprete de Libras, no dia 09 de novembro, às 18h30min, na Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Inter-relacionando paisagens e pessoas, as fotografias de Pimentel nos convidam para um mergulho no que esse território possui de mais valioso: sua cultura ancestral, expressa em estilos de vida, nas expressões corporais de seus habitantes, e nos festejos ritualizados, como os tradicionais desfiles de Mandinga que anunciam a chegada do carnaval cabo-verdiano.
30 retratos de pessoas e paisagens convidam o espectador a fazer uma viagem através da imagem por elementos cotidianos e paisagens geográficas de três ilhas do arquipélago, Ilha de Santiago, Ilha de São Vicente e por fim na ilha de Santo Antão.
Mais do que registros imagéticos do arquipélago, as fotografias constituem-se como uma narrativa poética do cotidiano das pessoas que vivem em Cabo Verde, convidando o público a fazer os mesmos caminhos cruzados pela artista, em uma viagem repleta de cores e sensações.
Na sexta-feira, 10 de novembro, junto à exposição, acontece a oficina “Diário de Viagem” com Angela Pimentel, sobre o período de realização das fotografias da exposição. A artista irá propor uma conversa trazendo informações pessoais, curiosidades e histórias que ouviu de moradores locais sobre o país, impressões sobre a cultura e sobre as relações sociais estabelecidas durante a estadia em Cabo Verde.
A atividade é gratuita, os interessados devem se inscrever através da UAV DIGITAL (https://sites.google.com/view/uavdigital) até o dia 09 de novembro.
A mostra fica aberta para visitação até 10 de dezembro, e pode ser conferida nas segundas, das 9h às 16h; terças a sextas, das 9h às 22h; e sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h. A exposição integra a programação do Aldeia Sesc de 2023.