A partir desta sexta-feira, dia 27, a Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves será palco do XII Encontro Nacional de Arte Capoeira. A programação, que se estende até o dia 29 de Outubro, promete ser um verdadeiro espetáculo, reunindo capoeiristas de alto nível de cinco Estados brasileiros: Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e o anfitrião Rio Grande do Sul.
Um dos destaques do evento é o curso ministrado pelo Mestrando Pretinho de Barra Mansa, do Rio de Janeiro. Além disso, também haverá a participação especial dos renomados Mestrandos Sorridente, de Porto Alegre, e Bode, de Florianópolis, Santa Catarina. Cerca de 200 crianças e adolescentes estão programados para participar do batizado, juntamente com cinquenta alunos que serão submetidos à cerimônia de troca de corda.
O organizador do evento, Luan Lucas De Barba, conhecido como professor Cordilheira, enfatizou que este será o maior festival de capoeira já realizado em Bento Gonçalves. Segundo ele, o evento “contará também com oficinas culturais de côco, Frevo e Jongo com a professora Sabrina Manzke de Caxias do Sul, além de diversas apresentações e shows culturais. A estimativa é de participação de cerca de 350 capoeiristas”.
O XII Encontro Nacional de Arte Capoeira de Bento Gonçalves está sob a supervisão do Mestrando Sorridente e tem a coordenação dos mestres Morcego e Sorridente. O evento, organizado pela Abadá-Capoeira, conta com o apoio das Secretarias de Esportes e Desenvolvimento Social e da Cultura.