O Coro Juvenil do Moinho/UCS vai festejar seus dez anos de atividades com dois concertos, dias 28 e 29 de outubro, às 20h, no Teatro Pedro Parenti. As duas noites festivas marcam uma trajetória significativa da formação na cena local e nacional. Para tanto, serão revisitados repertórios de diferentes fases e espetáculos do grupo, como Contrapontos, Moinho Nômade, Tanto Mar e Saltimbancos. Além disso, o programa apresentará ainda quatro canções com arranjos inéditos, concebidos especialmente para esta programação especial.
Nos concertos, os 35 cantores do coro receberão ex-cantores convidados, que também interpretarão algumas das canções. Assim, será promovida uma mescla não só de fases musicais do grupo, mas de diferentes gerações que marcaram essa década de jornada e de consolidação no cenário cultural.A direção artística e regência são de Cristiane Ferronato, que contará ainda com Júlio Sosnoski no piano e Giovane Albarello na percussão.
“Celebrar 10 anos cantando em bando é uma façanha! E é também uma honra ver quantas gentes lindas passaram e passam por esse coletivo vocal e artístico que se reinventa a cada temporada, a cada novo elenco, a cada novo ou quase novo projeto… Tenho imensa satisfação de ver o COJmo se tornar referência em sua arte. Lúcia Passos nos disse dia desses: “Cris, vocês precisam mostrar isso mundo afora! A consciência com que vocês fazem esse trabalho é única!” E assim, sendo legitimada por pessoas como ela, que nos inspiram, é que sigo e seguimos nessa jornada, buscando forças para manter o cuidado que esse ajuntamento de gentes tão lindas e tão diversas requer, e que é também um de seus grandes propulsores. Que a nova década que está por vir possa desenhar tantas potências quanto esta última o fez para nosso Moinho”, diz Cristiane Ferronato.
Para a data especial, o coro terá figurino inédito, concebido pela designer e estrategista de moda e economia circular Julia Webber e desenvolvido a partir de diversas vivências. Juntando uma peça colorida de outro corista com peças brancas de descarte – ou seja, peças que não usariam mais – as mesmas foram desconstruídas por cada um e reconstruídas em técnica de upcycle, quando um objeto já sem valor de uso é trabalhado para ganhar maior valor, seja por redesign, reciclagem, ou customização, como no caso.
“Como resultado, o ordinário torna-se extraordinário, com indumentárias individuais que celebram o poder criativo e único de cada um, ao mesmo tempo unem com símbolos e linguagem coletiva o grupo”, diz Julia Webber, que contou com a ajuda de estudantes do curso de moda da Universidade de Caxias do Sul Júlia Da Silva Paim
Bruna Ferreira Da Silva, Felipe Heitor Pulita e Vanessa Marins Da Silva.
Histórico – O Coro Juvenil do Moinho/UCS é um grupo independente, que desde 2013 investe numa prática coral multifacetada, oferecendo atividades gratuitas a jovens cantores que tenham entre 15 e 30 anos, com ou sem experiência vocal, envolvendo ensaios regulares e oficinas de prática coral e de consciência de si sob uma abordagem interdisciplinar, visando potencializar sua ação como artistas/cantores.
O coro propõe repertório e arranjos pensados sob medida para o grupo, buscando afinar-se conceitual e musicalmente. Trabalha com uma equipe de parceiros que instigam encontros e tonificam as qualidades da arte de cantar, ser e crescer. Na magia dos atravessamentos que transcendem os arranjos, o grupo busca ultrapassar sons e tons, furar superfícies e se alinhar no poder de bando e da multiplicação dos afetos através da Arte/Música.
Atualmente sediado junto à Escola de Música da UCS, no Campus Central, o Coro Juvenil do Moinho UCS/COJmo conta com o apoio fundamental da Universidade de Caxias do Sul para a realização de suas atividades. O projeto é realizado com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura Municipal.