Com o tema “Na Leitura nos Encontramos”, o maior evento literário da região começa a aquecer as turbinas com uma programação super especial. Serão 17 dias envoltos na magia da literatura, dos seus autores, personagens e leitores. A Feira conta com 18 bancas, com diversas opções de livros.
Na próxima sexta-feira, dia 29 de setembro, quando o relógio marcar 18h, o coração da Praça Dante Alighieri vai bater ainda mais forte com a solenidade de abertura da 39ª Feira do Livro de Caxias do Sul, logo após, às 19h, Tatiéli Bueno sobre ao palco da Feira do Livro para apresentar Tributo e Mercedes Sosa, show que vai embalar o início desta grande festa literária.
Tributo a Mercedes Sosa é um trabalho desenvolvido pela cantora Tatiéli Bueno, que reverencia uma das cantoras mais famosas da América Latina. O espetáculo teve a sua estreia em 16 de outubro de 2014, e já foi apresentado em diversas cidades do Estado. O repertório traz grandes clássicos como “Gracias a la Vida”, “Volver a los 17”, “Duerme Negrito”, “Todo Cambia”, e “Como la Cigarra”.
Tatiéli Bueno dedica sua carreira à música latino-americana e à música popular brasileira. Em suas produções destacam-se o especial de Natal “Boas Novas” (2021), o projeto, “Tatiéli Convida” (2020), “Espetáculo ELAS” (2020), “Especial Social” (2020), “Show Sul-americano” (2019), “Universo Feminino” (2018), e o “Tributo a Mercedes Sosa” (2014), em que homenageia “La Negra” com a interpretação de grandes clássicos do repertório da argentina. Em 2015, lançou o CD “Sensibilidade”, que rendeu três indicações ao Prêmio Açorianos de Música (2015/2016), como “Melhor Álbum” e “Melhor Intérprete”, na categoria regional, e “Artista Revelação”, na categoria geral.
A cantora subirá ao palco acompanhada dos músicos Éder Bergozza, na direção musical e piano; Ezequiel De Toni, no acordeon; Gustavo Viegas, no contrabaixo; e Rodrigo Zorzi, na bateria.
Às 20h, tem a abertura da exposição “40 anos de Radicci” de Carlos Henrique Lotti, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima.
Já no sábado (30), acontecem diversas atividades como contação de histórias, sessões de autógrafos, sarau literário, encontro da Associação Gaúcha de Escritores, bate-papos, apresentações artísticas, entre outros. Neste dia, às 17h30min, o palco da Feira recebe Ilana Casoy, para o bate-papo “Atração pelo True Crime” com mediação do jornalista e cronista Marcelo Mugnol.
Ilana Casoy é criminóloga, roteirista e autora dos best-sellers Arquivos serial killers: Louco ou cruel?, Arquivos serial killers: Made in Brazil e Casos de Família – Arquivos Richthofen e Nardoni, publicados pela DarkSide Books. Escreveu Bom dia, Verônica em parceria com Raphael Montes, livro adaptado para a Netflix como série homônima, vencedora do prêmio APCA 2020 nas categorias de melhor ator, atriz e dramaturgia. Escreve roteiros para TV e cinema, como “A menina que matou os pais” e “O menino que matou meus pais”.
A Galeria de Arte Gerd Bornheim recebe às 19h, a escritora, crítica literária e historiadora brasileira, Micheliny Verunschk, para o bate-papo “História e Ficção em ‘O som do rugido da onça’”, com mediação da escritora Elaine Pasquali Cavion.
Micheliny Verunschk é Mestre em Literatura e Crítica Literária e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo. Em 2004 foi indicada ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura, com o livro de poesia “Geografia íntima do deserto”, sendo a única mulher estreante e também a mais jovem a ficar entre os dez finalistas. Com o romance “Nossa Teresa – vida e morte de uma santa suicida”, venceu o Prêmio São Paulo de Literatura de 2015 na categoria melhor de romance escrito por autor estreante no gênero acima de 40 anos. Sua obra O rugido da onça, lançado em 2021, foi premiada no 64º Jabuti na categoria romance literário e no prêmio Oceanos.
O domingo (1), segue repleto de atrações, movimentando a 39ª edição da Feira. Além disso, os livreiros aguardam a comunidade com diversas obras, para todos os gostos. Neste dia, o evento receberá o jornalista Carlos Henrique Iotti, que criou o Radicci. Nos quase 40 anos de carreira, Iotti fez tiras e charges diárias para os jornais Pioneiro, Zero Hora, Diário Catarinense, O Diário de Criciúma, O Diário do Sul, colaborando ainda com dezenas de outras publicações, entre as quais El País Brasil, Folha de São Paulo, Revista Contra Relógio e Mac Magazine.
O jornalista estará no bate-papo “Radicci: Criador e Criatura”, que será mediado pelo escritor, ator, diretor e dramaturgo Jonas Piccoli, às 16h, no palco da Feira do Livro. Além disso, às 18h, Carlos Henrique Iotti estará na sessão de autógrafos da obra “Radicci Quattro”.
Também vai rolar, às 18h, na Galeria de Arte Gerd Bornheim, o bate-papo “Poesia para fugir da rotina” com o poeta Zack Magiezi, que será mediado pelo jornalista e escritor Dinarte Albuquerque Filho.
Zack Magiezi estudou História, Teologia e Letras, e foi na escrita que encontrou seu verdadeiro espaço. Considerado um dos fenômenos do movimento da poesia na Internet, ele utiliza as redes sociais para levar sua obra literária a mais de um milhão de leitores. Zack se destaca como um dos “instapoetas” mais relevantes do país desde 2014.
Confira a programação da Feira do Livro pelo site https://www.feiradolivrocaxias.com/programacao.