filó, No próximo domingo (01/10), o salão da Capela São João Batista, no interior de Forqueta, sedia o encerramento das atividades de 2023 do projeto Forqueta Cultural. Durante cinco encontros realizados a partir do tema “A Magia dos Filós”, música, dança e gastronomia foram a tônica dos Filós Comunitários realizados em diferentes capelas do bairro caxiense. A animação é dos grupos Náni e Felipe Personne.
A programação gratuita é aberta ao público a partir das 15h. Todos são convidados a compartilhar alguma comida e bebida para compor a mesa farta, que é marca desses encontros e inclui sempre a exi bição de um vídeo da série “As Capelas de Forqueta” sobre a capela que sedia a atividade. A realização é do Ponto de Cultura Costurando Sonhos e da Varsóvia Educação e Cultura.
A partir das tradições herdadas da tradição italiana que colonizou a Serra Gaúcha, o projeto Forqueta Cultural buscou contribuir para a afirmação histórico-cultural de um dos bairros mais importantes de Caxias do Sul, apostando na formação de público para arte, na democratização e descentralização de acesso à cultura e na ocupação de espaços da comunidade para a prática da convivência social através da valorização do patrimônio cultural.
A participação dos grupos culturais comunitários como Grupo de Filó Felice Personne e o Grupo Náni são destaque do filó pela referência que fazem ao dia-a-dia das comunidades, sua alegria, fé e devoção, além dos laços comunitários sempre preservados. Já a série de vídeos “As Capelas de Forqueta” mostra a religiosidade das comunidades de Forqueta, organizadas no entorno de suas capelas, com suas edificações religiosas, sua história e particularidades. O trabalho tem direção de Robinson Cabral, com trilha sonora composta pelo músico Rafael De Boni, imagens de Saimon Fortuna e Breno Dalla Zen.
O projeto Forqueta Cultural é uma realização do Ponto de Cultura Costurando Sonhos e da Varsóvia Educação e Cultura com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul,