De hoje (18) até sexta-feira (22), o Sesc Caxias do Sul realiza a Maratona Sesc de Circo. Criado em 2017, o projeto tem o objetivo de levar a arte circense de forma gratuita e acessível para estudantes das escolas públicas da cidade.
Neste ano, todos os espetáculos são de companhias de Caxias do Sul e serão apresentados dentro das instituições de ensino. Ao todo, serão 12 apresentações em 10 instituições. A programação completa pode ser conferida abaixo.
Maratona Sesc de Circo – Sesc Caxias do Sul
Datas: 18 a 22/09
Programação:
18/09 (segunda-feira)
10h30 – Espetáculo “O andarilho” (Cia Garagem de Teatro), na EMEF Presidente Tancredo de Almeida Neves
14h30 e 16h10 – Espetáculo “Zão e Zoraida em Mapa para Brincar” (Ueba Produtos Notáveis), na EMEF Prefeito Luciano Corsetti
16h15 – Espetáculo “Circo sem Lona” (Vértice Produções), na EMEF Caldas Júnior
19/09 (terça-feira)
10h – Espetáculo “O andarilho” (Cia Garagem de Teatro), na EMEF Paulo Freire
14h30 e 16h15 – Espetáculo “Circolando por Aí” (Cia Espicula), na EMEF Basílio Tcacenco
21/09 (quinta-feira)
10h – Espetáculo “O andarilho” (Cia Garagem de Teatro), na EMEF Desvio Rizzo
14h – Espetáculo “Zão e Zoraida em Mapa para Brincar” (Ueba Produtos Notáveis), na EMEF Presidente Castelo Branco
16h – Espetáculo “Circo sem Lona” (Vértice Produções), na EMEF Dolaimes Stédile Angeli
22/09 (sexta-feira)
14h – Espetáculo “Circolando por Aí” (Cia Espicula), na EMEF Professora Marianinha Queiroz
16h – Espetáculo “Circo sem Lona” (Vértice Produções), na Escola Estadual De Ensino Fundamental Matteo Gianella
Sobre os espetáculos:
“Circolando por Aí” (Cia Espicula)
Inspirada nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas, a história se desenrola com a viagem dos palhaços Pulguita e Timbica que estão sempre prontos para fazer grandes aventuras com os seus números incríveis e muita palhaçada. O espetáculo explora a arte do improviso e, com estética híbrida e lúdica, traz beleza e leveza traduzidas em acrobacias em duo, malabarismos, palhaçadas, música e gags clássicas da palhaçaria.
“Zão e Zoraida em Mapa para Brincar” (Ueba Produtos Notáveis)
E se fosse possível ser feliz para sempre? Essa é a busca de dois palhaços que se encontram para fazer toda a criançada rir. Munidos de um mapa, Zão e Zoraida interagem com o público em suas confusões na floresta em busca da felicidade eterna. Atrapalhados, até para prisão eles vão sob os olhares atentos das crianças que ajudam a contar essa história fazendo planos com os personagens e descobrindo as surpresas que o caminho do tesouro revela.
“O andarilho” (Cia Garagem de Teatro)
Um palhaço que decidiu largar o trabalho no circo e explorar o mundo, conhecer novas pessoas, brincar e viver a vida. Esse é o enredo principal do espetáculo. A peça teatral, que tem o artista Jânio Nunes como personagem principal, é um trabalho mudo que instiga sentidos como a visão.
“Circo sem Lona” (Vértice Produções)
O espetáculo conta a história de três amigos que, de uma maneira muito atrapalhada, levam música, malabarismo, equilíbrio, mágica e sorrisos por onde passam. Ao final da apresentação, os artistas promovem um momento de troca com o público, para fazer fotos, responder perguntas e brincar.