Imagem: Biblioteca Pública Castro Alves/Divulgação

Uma biblioteca pode ter várias definições: fonte de conhecimento, local que fomenta a cultura, a informação e a pesquisa, espaço que congrega várias áreas produzidas pelo ser humano, além de promover o ludismo, a imaginação. E Bento Gonçalves possui esse espaço tão especial que atende a todas as faixas etárias, comprometido em proporcionar momentos preciosos de incentivo ao livro, à literatura e à leitura, nessa interação que nasceu junto com o ser humano nesta aventura pelo mundo das palavras e das narrativas.

No último dia 20 de agosto, a Biblioteca Pública Castro Alves, completou 83 anos, nessa data, a mesma que já pode ser considerado um patrimônio cultural do município, sendo referência de cultura há mais de 8 décadas, decidiu promover um sorteio de 10 livros até o dia 31 de agosto.

A Biblioteca Pública Castro Alves, assim denominada em homenagem ao grande poeta nacional, foi criada através do Decreto-Lei nº16, de 20 de agosto de 1940, e teve sua primeira sede na Av. Mal. Deodoro, passando, após, a funcionar no prédio da Prefeitura Municipal, e alguns outros endereços posteriormente. Desde o mês de abril de 2014 a Biblioteca Pública Castro Alves atende o público no seu endereço atual na Rua Barão do Rio Branco, 123, no Centro de Bento Gonçalves.

No primeiro andar tem o setor de empréstimo. Conforme a auxiliar administrativa Elisa Lentes, desde o retorno ao atendimento total do público, após a pandemia, a equipe da Biblioteca busca, diariamente, novas práticas para se tornar presente no cotidiano dos leitores. “Esse trabalho vem dando um retorno muito positivo, a média mensal de empréstimos, atualmente é de 600 livros, ou seja, são realizados aproximadamente, 30 empréstimos por dia”, ressalta.

Dentre os títulos mais retirados tem-se “As mil partes do meu coração”, de Colleen Hover, “A biblioteca da meia-noite”, de Matt Haig e “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior.

Ainda no primeiro andar, tem a sala do acervo infantojuvenil e juvenil, a sala do acervo infantil, que fica ao lado da brinquedoteca, e o setor de literaturas. Já no segundo andar, tem três salas de estudo que abrange as áreas de filosofias e ciências humanas, artes e história, ciências puras, ciências aplicadas e medicina.

Além destas, a Biblioteca também possui a sala da troca de livros e um espaço para a realização de eventos. A sala da Troca de Livro pode ser utilizada de segunda a sexta, das 9h às 16h30. O serviço não requer cadastro prévio na biblioteca, e é gratuito. “Para cada livro em bom estado, outro livro poderá ser trocado. No caso de gibis, 3 podem ser trocados por 1 livro ou 3 gibis. Mangás e gibis mais extensos são avaliados como livros e livros didáticos não serão aceitos para a troca”, ressalta Elisa.

A Biblioteca Pública Castro Alves tem projetos que visam a descentralização das ações e acessebiliza o interesse da leitura, como no Balaio da Saúde Literária mais de 800 obras e publicações. O projeto tem o intuito de despertar o gosto e o hábito por obras literárias na população que frequenta as Unidades, e outros espaços de saúde do município. A distribuição dos balaios compreende mais de 20 pontos da cidade, em diversos bairros.

Também, a instituição promove a Semana do Livro e a Feira do Livro que neste ano ocorre de 4 a 15 de outubro e que tem como Escritor Homenageado Geraldo Farina e tema “O livro como ferramenta da memória” e o slogan: “Criando e [Re]Contando Memórias”.

A bibliotecária Paula Porto fala dessa relação da comunidade com a Biblioteca Pública Castro Alves. “São 83 anos de construção de conhecimento, de vida cultural, de história. A Biblioteca é indissociável da vida pública de Bento Gonçalves. Ela esteve presente na vida de muitas pessoas, seja pelos projetos, pela Feira do Livro ou por tantas outras ações que evidenciam sua importância para cidadania cultural do município”.

Sobre o sorteio
Em alusão ao aniversário de 83 anos da Biblioteca Pública Castro Alves, a Biblioteca Pùblica Castro Alves vai presentear a comunidade, realizando um sorteio de 10 livros, sendo esses:

• Nem tudo foi dito – (Org.) Douglas Ceccagno;
• O filho do açougueiro – Christian David;
• A última música – Nicholas Sparks;
• A mulher na janela – A.J. Finn;
• Comadre Onça – Eleonora Medeiros;
• 1822 – Laurentino Gomes;
• Inteligência emocional – Daniel Goleman;
• Perdas e ganhos – Lya Luft;
• A menina que roubava livros – Markus Zusak;
• A vida como ela é (v.1) – Nelson Rodrigues.

O sorteio está ocorrendo no instagram, e para participar basta, seguir o perfil da Biblioteca, curtir o post do sorteio e marcar dos amigos nos comentários! Depois disso, é só esperar, o resultado do sorteio sairá dia 31 de Agosto, no perfil em forma de publicação.

*Sorteio válido somente para Bento Gonçalves.

Link do sorteio: https://www.instagram.com/p/CwLMRjtJhYw/