O Museu do Imigrante de Bento Gonçalves sedia na próxima quinta-feira, dia 10 de agosto, o lançamento do novo livro da poetisa Sabrina Dalbelo. A Escritora Homenageada da 36ª Feira do Livro de Bento Gonçalves traz a lume “Ab cena” que chega na esteira do sucesso e finalista do Prêmio AGES Livro do ano 2021 e do Prêmio Açorianos de Literatura 2021, na categoria poesia “Rasga-ossos”.
A trajetória literária de Sabrina inicia com a publicação de “Baseado em pessoas reais”, em 2017, “Lente de Aumento para Coisas Grandes”, em 2018, e “Rasga-ossos”, em 2020. Nesse sólido percurso literário, a poeta também se aventurou por outros gêneros como o conto, participando de antologias.
E Sabrina sempre chama a atenção, seja pela força de sua escrita, seja pelo agudo senso de observação da realidade, e, até mesmo, pelo título de seus livros. “Ab cena” evoca o latim para dar início a um processo de escrita calcado na figura feminina, na mulher. AB significa de, desde, e cena, é o lugar onde uma ação acontece. E isso relacionado ao universo da mulher.
“Ab cena é também uma palavra praticamente homônima de ‘obscena’. A ideia é trazer a reflexão sobre o padrão de tratamento da mulher, cujo corpo pode ter conotação obscena, a depender do olhar. Ab cena é o registro do momento de uma mulher, entendida aqui como todas e qualquer uma. São pequenos flagrantes obscenos, sob o ponto de vista literal, conceitual ou preconceitual, que revelam o cotidiano, possível, imaginário ou poético. Afasta-se a cortina, e a mulher acontece”.
Sabrina, nessa nova incursão ao universo da poesia, nos conta como a ideia de explorar o tema do papel da mulher lhe surgiu, para Ab cena. “Eu sempre escrevi sob o ponto de vista da mulher, do meu lugar de mulher, isso não mudou dos outros livros para esse, apenas ficou mais evidente. Ab cena não é sobre mulheres, muito menos para mulheres. Ab cena é um livro pelas mulheres. A poesia não garante nada, apenas o que os leitores aceitarem dela. Escrever é sempre uma aposta”.
Ainda, Sabrina reflete como o novo livro se insere na sua trajetória literária, o que significa para ela como poetisa. “O livro foi sendo trabalhado, lapidado, refletido, mas tudo rápido. ‘Ab cena’ é totalmente diferente do que já escrevi, mas muito eu também. Como poeta, eu desejo que leitores e leitoras se sintam desafiados a completarem o ambiente, o contexto e a protagonista de cada cena, e sentirem algo, por si ou pela personagem, seja pena, amor, raiva, compaixão, dor ou saudade. Tomara que múltiplas possibilidades surjam de cada cena, e que os leitores apreciem a leitura”.
Serviço
O que: lançamento do livro “AB Cena”, de Sabrina Dalbelo (Editora Urutau), no Museu do Imigrante
Quando: 10 de agosto
Horário: 19h
Endereço: Rua Herny Hugo Dreher, 127, bairro Planalto
Evento aberto ao público