Neste ano de 2023, 200 amostras disputam a 21ª Seleção dos Melhores Vinhos, Espumantes e Sucos de Garibaldi, promovida pela Associação dos Vinicultores de Garibaldi (AVIGA). Foram coletadas amostras dos 200 rótulos inscritos por 18 vinícolas. É o maior número de amostras em disputa da história do concurso, 37 a mais do que na edição anterior. O evento terá os resultados divulgados em agosto, no tradicional jantar de premiação.
Neste ano foram inscritos produtos de todos os tipos previstos no regulamento: vinho de mesa 2023 (tinto seco; branco e rosado seco), vinho fino (branco seco 2023 em tanque; branco seco engarrafado; tinto seco 2023 em tanque; tinto seco engarrafado; tinto seco engarrafado de guarda (mais de 5 anos); rosado seco em tanque e engarrafado), espumantes (método charmat (nature, extra brut, brut, prosecco, demi-sec); método tradicional (sur lie, nature, extra brut, brut) e moscatel) e suco integral.
A avaliação
As próximas etapas serão a separação e codificação de amostras (entre os dias 10 e 14/07) e o ponto alto do processo – a avaliação – agendada para acontecer entre 17 e 21/07, na sede da Câmara de Indústria e Comércio (CIC) de Garibaldi.
Nesta 21ª edição, a classificação dos produtos concorrentes será estabelecida através da pontuação atribuída por um grupo de degustadores de cada amostra. Os premiados receberão certificados e medalhas conforme a pontuação: Gran Ouro (amostras que receberem 92 pontos ou mais); Ouro (de 88 a 91,99 pontos); Prata (de 83 a 87,99 pontos); e Bronze (de 78 a 82,99 pontos). A divulgação e entrega dos prêmios ocorrerá no dia 25 de agosto, em jantar na Associação dos Motoristas de Garibaldi (AMG).