A comunidade florense e os turistas que desejam vivenciar um verdadeiro espetáculo comunitário devem prestigiar o Corpus Christi de Flores da Cunha. Além de apreciar os tradicionais tapetes de serragem colorida, o público ainda pode acompanhar a programação religiosa e artística do evento, que vai de 8 a 11 de junho. Em 2023, a Praça da Bandeira será contornada por 58 obras confeccionadas por 41 grupos.
A partir de quarta-feira, dia 7, centenas de munícipes estarão na Avenida 25 de Julho e nas ruas John Kennedy, Borges de Medeiros e Dr. Montaury para a produção dos tapetes. Neste ano, a Eucaristia, a Campanha da Fraternidade – com o tema “Fraternidade e Fome” – e o lema do Ano Pastoral “Recomeçar com Maria, em Comunidade” – seguem como clássicos temas das obras de arte expostas no centro da cidade.
O diferencial na temática dos tapetes em 2023 é o centenário de emancipação política do município, que ocorrerá em maio de 2024, e a Fenavindima, a festa maior de Flores da Cunha, que enaltece a uva e o vinho, bem como a valorização da cultura e hospitalidade da nossa gente. Algo que nunca muda nesta grande festa é a fé do povo em Frei Salvador. Romeiros de diversas partes do Brasil são esperados para a caminhada em honra ao venerável religioso.
A diretora de Turismo, Vivian Schiavenin, ressalta que a expectativa é receber um grande número de pessoas em Flores, assim como no ano passado. “O esforço e o talento da nossa comunidade na confecção dos tapetes merecem ser prestigiados e, com certeza, as obras de arte vão encantar aos visitantes mais uma vez”, afirma.
Confira a programação de Corpus Christi em Flores da Cunha
Além da visitação aos tapetes durante todo o evento, haverá celebrações religiosas, apresentações artísticas e atrações como o ‘Faça seu Tapete’. No centro da Praça, ocorrerá a feira de produtos locais, como artesanato, itens de agroindústrias e os vinhos de Flores da Cunha. Algumas novidades também farão parte da programação. Acompanhe:
8 de junho | quinta-feira
9h30 – Celebração Eucarística em frente à Igreja Matriz
15h – Apresentação artística na Praça da Bandeira (show Duo Som Brasil)
19h30 – Primeiro dia do Tríduo no Eremitério Frei Salvador (tema: vocação)
9 de junho | sexta-feira
19h30 – Segundo dia do Tríduo no Eremitério Frei Salvador (tema: graça)
10 de junho | sábado
15h – Apresentação artística na Praça da Bandeira (show Glayber Souza)
19h30 – Terceiro dia do Tríduo no Eremitério Frei Salvador (tema: missão)
11 de junho | domingo
8h30 – Acolhida e café da manhã aos romeiros no Salão Paroquial
8h30 – Exposição do Santíssimo no Eremitério Frei Salvador
9h, 11h e 13h – Terço no Eremitério Frei Salvador
12h – Almoço partilhado no Salão Paroquial
12h45 – Romaria ao Frei Salvador (início da caminhada até o Eremitério Frei Salvador)
15h – Apresentação artística na Praça da Bandeira (show Maicon & Pontel)